Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Pediatria

Pediatria Geral

Ginecologia

Uma paciente de 62 anos, IMC = 30, G8P7NA1, apresenta incontinência urinária ao subir escada, pegar peso, tossir, espirrar e tem antecedente de duas cirurgias prévias para tratar incontinência urinária de esforço, uma por via vaginal e outra por via suprapúbica. Ao exame clínico observou-se que ela apresenta ausência de cistocele, hipermobilidade uretral (teste do cotonete de 45°), volume residual de urina normal e perda urinária aos pequenos esforços (deitada). O tratamento mais indicado para essa paciente é:

A
a colporrafia anterior via vaginal.
B
o sling transobturatório
C
a fisioterapia.
D
a uretropexia retropúbica
A clássica tríade de Virchow, relacionada à etiopatogenia do tromboembolismo venoso consta dos seguintes fatores:
Uma paciente com 21 anos de idade, vítima de acidente automobilístico, deu entrada ao pronto-socorro com trauma toracoabdominal e cranioencefálico. A paciente estava no banco traseiro do veículo, sem cinto de segurança. Com base na situação hipotética apresentada, julgue o item a seguir. Caso a paciente apresente hemotórax devido ao trauma, este deverá ser drenado no segundo espaço intercostal na linha hemiclavicular.
Julgue o item que se segue, relativo ao caso clínico de uma paciente de 40 anos de idade portadora de litíase biliar sintomática. Não pode ser excluído o diagnóstico de coledocolitíase, caso as dosagens de enzimas hepáticas dessa paciente sejam normais.
Julgue o item que se segue, relativo ao caso clínico de uma paciente de 40 anos de idade portadora de litíase biliar sintomática. Se a paciente referir dor no hipocôndrio direito há mais de 24 horas, febre, e o exame físico evidenciar sinal de Murphy, a colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) estará indicada.
Compartilhar