Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Pediatria

Pediatria Geral

Ginecologia

Uma paciente de 62 anos, IMC = 30, G8P7NA1, apresenta incontinência urinária ao subir escada, pegar peso, tossir, espirrar e tem antecedente de duas cirurgias prévias para tratar incontinência urinária de esforço, uma por via vaginal e outra por via suprapúbica. Ao exame clínico observou-se que ela apresenta ausência de cistocele, hipermobilidade uretral (teste do cotonete de 45°), volume residual de urina normal e perda urinária aos pequenos esforços (deitada). O tratamento mais indicado para essa paciente é:

A
a colporrafia anterior via vaginal.
B
o sling transobturatório
C
a fisioterapia.
D
a uretropexia retropúbica
Uma menina de 9 anos apresenta-se com edema doloroso na superfície anterior das pernas, que persiste há cerca de três dias. O exame revela nódulos eritematosos sensíveis, com 1-2 cm de diâmetro, nas superfícies extensoras das pernas. O restante do exame físico é irrelevante. Quais dos seguintes exames complementares têm probabilidade de confirmar a causa dessas nodosidades?
Você é chamado à UTI para avaliar uma paciente feminina, de 58 anos, internada por quadro de cetoacidose diabética após perda de 80% da massa pancreática por quadro prévio de pancreatite necro-hemorrágica. No momento, a paciente apresenta-se lúcida e orientada, hipocorada 1+/4, eupneica e afebril. FC 102 bpm, FR 22 mrpm, PA 130/80 mmHg, SO2 99% em ar ambiente. A paciente refere dor de início súbito em braço esquerdo, em local de compressão pelo bracelete do esfigmomanômetro, com início há cerca de 4 horas. Também refere parestesia e diminuição de temperatura em mão esquerda, na qual se observa palidez importante. Os pulsos braquial, radial e ulnar esquerdos estão ausentes. O exame do membro superior direito e membros inferiores não apresenta alterações. Em relação ao caso acima, assinale a alternativa correta.
Paciente de 25 anos sofreu queda de altura de 2 metros, com trauma em membro inferior direito. Atendido no serviço de emergência com 1 hora de evolução, é diagnosticada uma fratura transversa de ossos da perna, associada a ferimento da pele de 3 cm, com exposição dos fragmentos ósseos. A ferida apresenta-se de aspecto limpo e não há sinais de comprometimento vascular ou nervoso. Assinale a alternativa que indica o tratamento adequado dessa lesão.
Qual dos fatores abaixo é considerado de risco para pneumonia grave?
Compartilhar