Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Hematologia

Uma paciente de 64 anos, hipertensa e diabética refere 2 episódios consecutivos de dor opressiva retroesternal em repouso por cerca de 20 minutos em casa, no intervalo de 24 horas (o último há 2 horas). No momento da avaliação não apresentava dor, encontrava-se eupneica, pulso 100 bpm rítmico, PA: 150x100mmHg, coração com 4ª bulha sem sopros, pulmões limpos, sem estase jugular, hepática ou periférica com pulsos normais simétricos. O ECG mostrou ritmo sinusal sem áreas inativas, com infradesnível de 1 mm do segmento ST na parede lateral do VE. O Rx de tórax demonstrou área cardíaca normal sem alargamento de mediastino ou estase pulmonar. Foi colhido material para dosagem de marcadores de necrose (CKMB e troponina). Qual a melhor conduta imediata neste caso?

A
Nitroprussiato de sódio EV, aspirina, antagonista de canais de cálcio e abciximabe EV.
B
Cinecoronariografia de urgência.
C
Nitrato EV, betabloqueador, aspirina, clopidogrel e heparina.
D
Angiotomografia de artérias coronárias.
E
Trombólise com estreptokinase ou rtp- a.
Analise as afirmações abaixo: I. O reflexo cutâneo plantar de extensão, ou dos pododáctilos presente no recém-nato, persiste normalmente até os 12 meses. II. O reflexo de Landau I surge por volta dos 2 – 3 meses de vida. III. O reflexo tônico cervical assimétrico ou de Magnus de Kleijn desaparece normalmente após o 3-4º. mês de vida. IV. O reflexo de olhos de boneca normalmente desaparece em vigília após os 2-3º. mês de vida. Está (ão) correta (s) APENAS:
Uma criança de 4 anos ao almoçar em uma churrascaria engasga-se e se torna cianótica. Nesse momento, deve-se:
São cardiopatias cianóticas com hipofluxo pulmonar, exceto:
Anorexia com emagrecimento é o sinal mais comum de câncer gástrico, pois os pacientes geralmente evoluem assintomáticos até que haja extenso comprometimento da parede gástrica ou metástases. A semeadura peritoneal pode comprometer outros órgãos e regiões. O tumor de Krukenberg e prateleira de Bloomer são respectivamente:
Compartilhar