Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Hematologia

Uma paciente de 64 anos, hipertensa e diabética refere 2 episódios consecutivos de dor opressiva retroesternal em repouso por cerca de 20 minutos em casa, no intervalo de 24 horas (o último há 2 horas). No momento da avaliação não apresentava dor, encontrava-se eupneica, pulso 100 bpm rítmico, PA: 150x100mmHg, coração com 4ª bulha sem sopros, pulmões limpos, sem estase jugular, hepática ou periférica com pulsos normais simétricos. O ECG mostrou ritmo sinusal sem áreas inativas, com infradesnível de 1 mm do segmento ST na parede lateral do VE. O Rx de tórax demonstrou área cardíaca normal sem alargamento de mediastino ou estase pulmonar. Foi colhido material para dosagem de marcadores de necrose (CKMB e troponina). Qual a melhor conduta imediata neste caso?

A
Nitroprussiato de sódio EV, aspirina, antagonista de canais de cálcio e abciximabe EV.
B
Cinecoronariografia de urgência.
C
Nitrato EV, betabloqueador, aspirina, clopidogrel e heparina.
D
Angiotomografia de artérias coronárias.
E
Trombólise com estreptokinase ou rtp- a.
Em relação ao blues puerperal, assinale a alternativa INCORRETA.
Paciente com 26 anos de idade, G3A2, vem à consulta referindo tempo de amenorreia de 8 semanas, confirmado pelo exame ecográfico pélvico transvaginal, e apresentando gravidez ectópica tubária à direita, íntegra, medindo 3,5 cm de diâmetro. Níveis de Beta-hCG de 1500 mUI/ml. Após assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, é submetida a tratamento conservador com metotrexate na dose de 50 mg/m². Sobre esse diagnóstico e tratamento, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa em que todos os sintomas apresentados caracterizam a Síndrome de Hellp, uma entidade clínica que pode ocorrer na pré-eclâmpsia.
Mulher de 28 anos de idade, que apresentava IMC (índice de massa corporal) de 42 kg/m², foi submetida a cirurgia de Capella. Um ano após, engravida e procura assistência pré-natal com gestação de 13 semanas. Acerca desse quadro clínico, assinale a alternativa INCORRETA.
Compartilhar