Questões na prática

Ortopedia

Uma paciente de 74 anos foi admitida no setor de urgência de um hospital com dores de forte intensidade em região de coluna lombar, após ter caído sentada, da própria altura. O RX da coluna vertebral mostra rarefação óssea e em região de lombar, L4-L5, apresenta achatamento dessas vértebras. Menopausada aos 38 anos de idade, possui um IMC "menor que" 18 Kg/m². Nega outras doenças. Nesse caso, além da fratura em vértebras lombares, podemos afirmar que:

A
a paciente tenha osteoartrose de coluna vertebral, e que tenha piorado as dores após a queda.
B
fraturas de coluna vertebral são complicações frequentes em um paciente com osteoporose.
C
a ausência de osteófitos e esclerose óssea descarta o diagnóstico de osteoporose.
D
será necessário investigar lesões líticas de coluna vertebral, já que a paciente se apresenta com rarefação óssea ao RX de coluna vertebral.
E
artrite reumatoide pode ser um diagnóstico secundário e agravante, neste caso.
Uma paciente de 32 anos de idade, vítima de acidente automobilístico com trauma abdominal fechado, é levada a um pronto-socorro. O médico constata que a paciente está inconsciente, sem pulso central e apneica. Ao iniciar manobras de reanimação cardiorrespiratória, constata-se a presença de atividade elétrica sem pulso (AESP). Qual a causa mais provável da AESP na paciente descrita?
A conduta recomendada diante de uma criança com artrite séptica do quadril, na fase aguda, é:
A miringotomia e/ou a timpanoplastia estão contraindicadas na seguinte situação:
Pré-escolar com AIDS apresenta quadro clínico e radiológico de pneumonia direita, com pequeno derrame pleural, estado geral regular. Qual a conduta indicada?
Compartilhar