Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Psiquiatria

Uma paciente de 78 anos foi internada devido a uma pneumonia comunitária de evolução há 5 dias. Apresentava-se taquidispneica (FR de 26 irpm); acianótica; desidratada ++/4+; febril (Tax. de 37,9°C). Ausculta respiratória MV ? em base de HTE, com presença de EC, associado a ? do FTV e percussão submaciça, desse local. PA = 100 x 60 mmHg, FC = 110 bpm. Não apresentava alterações nos demais aparelhos. É uma paciente tabagista de longa data. Após 72 horas de sua internação, evoluiu com quadro de delirium, apresentando-se com períodos de muita agitação. Podemos afirmar, com relação ao delirium, que:

A
A idade e a desidratação foram os fatores predisponentes para evolução da doença.
B
Devido à agitação que a paciente apresentava, deveria ter sido realizada uma sedação leve com benzodiazepínicos para deixá-la mais confortável.
C
A idade foi um fator causal para o desenvolvimento da doença.
D
A pneumonia foi um fator causal, e a desidratação um fator predisponente, que juntos agravaram o estado da paciente, e o uso de benzodiazepínico deveria ter sido feito apenas para agitação psicomotora muito intensa.
E
A pneumonia e a desidratação foram os prováveis agentes causais do delirium e o uso de haloperidol deveria ter sido feito apenas para agitação psicomotora muita intensa.
Um menino de 15 meses de idade é trazido ao Pronto Atendimento por uma crise tônico-clônica generalizada de 8 minutos de duração. Na chegada ao hospital, a crise já havia cessado espontaneamente. Os pais contam que, imediatamente antes da convulsão, estava bem e não haviam observado febre. No exame inicial, a temperatura era de 39°C. Passados 15 minutos do término da convulsão, a consciência foi recuperada completamente e o exame revelou apenas infecção viral das vias aéreas. Qual das seguintes alternativas é a mais correta?
Analise as alternativas abaixo e assinale a alternativa correta:
No tromboembolismo pulmonar é observada redução na concentração circulante de:
São exames potencialmente úteis na diferenciação entre insuficiência renal aguda e crônica, EXCETO:
Compartilhar