Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Psiquiatria

Uma paciente de 78 anos foi internada devido a uma pneumonia comunitária de evolução há 5 dias. Apresentava-se taquidispneica (FR de 26 irpm); acianótica; desidratada ++/4+; febril (Tax. de 37,9°C). Ausculta respiratória MV ? em base de HTE, com presença de EC, associado a ? do FTV e percussão submaciça, desse local. PA = 100 x 60 mmHg, FC = 110 bpm. Não apresentava alterações nos demais aparelhos. É uma paciente tabagista de longa data. Após 72 horas de sua internação, evoluiu com quadro de delirium, apresentando-se com períodos de muita agitação. Podemos afirmar, com relação ao delirium, que:

A
A idade e a desidratação foram os fatores predisponentes para evolução da doença.
B
Devido à agitação que a paciente apresentava, deveria ter sido realizada uma sedação leve com benzodiazepínicos para deixá-la mais confortável.
C
A idade foi um fator causal para o desenvolvimento da doença.
D
A pneumonia foi um fator causal, e a desidratação um fator predisponente, que juntos agravaram o estado da paciente, e o uso de benzodiazepínico deveria ter sido feito apenas para agitação psicomotora muito intensa.
E
A pneumonia e a desidratação foram os prováveis agentes causais do delirium e o uso de haloperidol deveria ter sido feito apenas para agitação psicomotora muita intensa.
Hiperplasia Prostática Benigna é um processo patológico muito frequente em homens, que contribui, mas não é a única causa, para o aparecimento de sintomas do trato urinário inferior. Nesta condição,
L.M.O.L., sexo feminino, 34 anos, história pregressa recente de ingesta de soda cáustica, apresenta episódios de tosse durante qualquer tentativa de deglutição alimentar. Endoscopia Digestiva Alta (EDA) evidencia esôfago de mucosa edemaciada e hiperemiada difusamente, com fibrina e áreas de necrose superficial, além de orifício de 2,0 cm de diâmetro, localizado a 22,0 cm da arcada dentária superior, sugestivo de fístula. A broncoscopia confirmou fístula esofagotraqueal em nível da carina. Assinale a alternativa que apresenta a MELHOR conduta para essa paciente.
A cardiopatia congênita denominada tetralogia de Fallot se caracteriza por:
Catarata congênita, retinopatia, persistência do canal arterial e baixo peso ao nascer são manifestações clínicas comumente encontradas em qual patologia?
Compartilhar