Uma paciente do sexo feminino, 70 anos, foi atendida com quadro de dor constante em hipocôndrio direito há 8 horas. O exame físico revelou dor à palpação com defesa em hipocôndrio direito. Temperatura = 37º C; FC = 96. Ultrassonografia evidenciou uma vesícula biliar distendida com um cálculo de 2 cm no infundíbulo e hepatocolédoco de 8 mm. O PROVÁVEL diagnóstico e a conduta mais adequada são:
A
Colecistite aguda; antibioticoterapia e colecistectomia laparoscópica nas primeiras 24 horas.
B
Colecistite aguda; antibioticoterapia e colecistectomia laparoscópica após 4 a 6 semanas.
C
Colangite aguda; antibioticoterapia e papilotomia endoscópica.
D
Colecistite aguda; antibioticoterapia e colecistectomia aberta.
Outras questões
Lactente de 5 meses tem apresentado cianose de mucosas labial e lesões ingueais, piorando com choro e durante as mamadas. Ao exame físico: eupneico, cianose perilabial, eutrófico, precordio calmo. Sopro sistólico rude em borda esternal esquerda sem irradiações. Radiografia de tórax ausência de infiltrado pulmonar, hipofluxo pulmonar, área cardíaca de tamanho normal, arco médio escavado. Qual a cardiopatia congênita mais provável?
Alberto foi atendido em via pública. Apresentava-se com fratura simples de tornozelo, trauma torácico, turgência de veias jugulares; PA = 50/30mmHg, ausculta cardíaca com abafamento de bulhas e ausculta pulmonar normal bilateralmente. A principal hipótese diagnóstica é:
Marque a alternativa FALSA em relação ao Lúpus Eritematoso Sistêmico:
Das seguintes afirmativas sobre baixo peso ao nascer (BPN), assinale a correta.