Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Uma paciente do sexo feminino, 70 anos, foi atendida com quadro de dor constante em hipocôndrio direito há 8 horas. O exame físico revelou dor à palpação com defesa em hipocôndrio direito. Temperatura = 37º C; FC = 96. Ultrassonografia evidenciou uma vesícula biliar distendida com um cálculo de 2 cm no infundíbulo e hepatocolédoco de 8 mm. O PROVÁVEL diagnóstico e a conduta mais adequada são:

A
Colecistite aguda; antibioticoterapia e colecistectomia laparoscópica nas primeiras 24 horas.
B
Colecistite aguda; antibioticoterapia e colecistectomia laparoscópica após 4 a 6 semanas.
C
Colangite aguda; antibioticoterapia e papilotomia endoscópica.
D
Colecistite aguda; antibioticoterapia e colecistectomia aberta.
VBD, 37 anos, gênero feminino, bibliotecária, queixa-se de dor incaracterística nas pernas, principalmente à esquerda, tipo queimação, de longa evolução, mas que piorou após a segunda gestação a termo há 6 meses. Informa episódio de trombose venosa profunda (TVP) após o primeiro parto ocorrido há 5 anos. Ao exame, paciente com sobrepeso (IMC=31 Kg/m²). Presença de pulsos pediosos, poplíteos e femorais normais. Enovelado de veias mais evidentes em membro inferior esquerdo, depressíveis ao toque. Pele de coloração mais escura com alterações tróficas em porção mais distal. Realizado ultrassonografia (US) com Doppler dos membros inferiores. Em relação a este caso clínico, assinale a alternativa ERRADA:
Qual das seguintes associações é CORRETA em relação ao diagnóstico da anemia hemolítica?
Paciente, 10 anos de idade, sexo masculino, vem apresentando há 2 semanas, após extração dentária, queda progressiva do estado geral, febre persistente, palidez, sudorese. Nos antecedentes, é portador de insuficiência da válvula mitral de grau leve, faz uso de penicilina benzatina de 21 em 21 dias, há 2 anos. O exame físico: dispneia com SS em foco da ponta, presença de 3ª bulha. Hemograma com leucocitose e desvio à esquerda. Ecocardiograma mostra massa cardíaca oscilante em valva mitral. O diagnóstico mais provável é:
Em relação à dengue, são considerados sinais e sintomas de alarme pelo Ministério da Saúde do Brasil:
Compartilhar