Questões na prática

Psiquiatria

Um jovem de 25 anos de idade que foi admitido recentemente em um hospital psiquiátrico com diagnóstico de depressão grave, complicada com psicose, é trazida ao serviço de urgências por piora do estado mental e febre. O paciente é incapaz de proporcionar antecedentes, porque está profundamente confuso e afirma que está em Marte. O psiquiatra informa ao clínico que o paciente iniciou recentemente uso de haloperidal e amitriptilina. Os achados físicos incluem temperatura de 40.6°C, rigidez muscular e pele seca. Iniciam-se medidas de resfriamento e acetaminofen. Qual dos seguintes agentes seria mais adequado neste momento?

A
Bromocriptina.
B
Ceftriaxona.
C
Metilprednisolona.
D
Atropina.
Um plantonista está em um local devidamente equipado para atender emergências, onde vários adolescentes realizam uma prova. De repente, um adolescente cai no chão, inconsciente, sem respiração e sem pulso central palpável. Rapidamente o plantonista chega ao local. O monitor instalado demonstra ritmo de fibrilação ventricular. A conduta adequada nesse caso é:
Paciente do sexo feminino, 56 anos, compareceu ao ambulatório com queixa de crises vertiginosas, hipoacusia e zumbido unilateral flutuante. As crises apareciam de 6 em 6 meses, porém agora com frequência maior. A paciente relata que as crises pioram após ingerir grande quantidade de sal (por exemplo, churrasco). Diante desse caso clínico, qual o diagnóstico e a melhor conduta?
Dentro do Programa Saúde na Escola (PSE), as ações do projeto Olhar Brasil, que objetivam contribuir para a redução das taxas de repetência e evasão escolares e facilitar o acesso da população à consulta oftalmológica e a óculos corretivos, sugerem, dentre outros, o seguinte critério para encaminhamento prioritário ao profissional da área:
Na parada cardiorrespiratória em pediatria, o ritmo frequentemente encontrado é:
Compartilhar