Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Uma paciente é trazida pelo resgate ao pronto-socorro em parada cardiorrespiratória. São iniciadas compressões torácicas e ventilação com bolsa após intubação traqueal. A monitoração eletrocardiográfica mostrou ritmo de fibrilação ventricular. Realiza-se cardioversão elétrica com recuperação a ritmo sinusal, mas a paciente continua inconsciente. A medida terapêutica que pode melhorar o resultado neurológico de seu tratamento posterior é:

A
hipotermia.
B
nimodipina e vitamina E.
C
coma barbitúrico.
D
neuroproteção com citicolina.
Assinale a alternativa em que todos os itens são considerados indicação de tratamento cirúrgico na ureterolitíase:
Lactente de 4 meses foi levado a consulta no ambulatório porque "não sustenta a cabeça". Nasceu a termo, banhado em mecônio, após trabalho de parto de 24 horas com Índice de Apgar de 6 no 5º minuto. Ao exame, observa-se que, na posição de prono, a criança eleva a cabeça momentaneamente, apresenta semiflexão de cotovelos, pronação de antebraços, flexão de punhos e dedos; reflexo tonico-cervical assimétrico e reflexos profundos nos quatro membros exacerbados. Nessa situação, deve-se informar à mãe que seu filho se apresenta:
A principal hipótese diagnóstica para a tumoração localizada na linha média do pescoço em uma criança de 6 anos é:
Paciente na Unidade de Terapia Intensiva apresenta nível 5 na escala de sedação de Ramsay. Em qual estado ele se encontra?
Compartilhar