Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Infectologia

Obstetrícia

Em relação as infecções do trato urinário na mulher, assinale a afirmativa correta:

A
A gravidez é um dos estados na mulher que mais propicia ITU, devido a alterações fisiológicas do organismo materno.
B
A gestante também é mais acometida por enterobactérias, sendo na grávida a principal delas o enterobacter sp, seguido pela escherichia coli.
C
A nitrofurantoina de 12 / 12 horas por 7 dias é boa opção terapêutica na gestante, conforme a sensibilidade ao antibiograma.
D
Embora na sua grande maioria sejam causadas pelo mesmo agente, na mulher jovem a ITU costuma complicar mais que na idosa ( pielonefrite - sépsis ).
E
Na menopausa o tratamento de bacteriúria assintomática, assim como na grávida previne infecções mais severas e deve ser realizado sempre que possível.
Paciente, 70 anos, masculino, no 6º mês PO de correção de aneurisma de aorta torácico, apresenta, após copiosa refeição, quadro de vômitos e dor torácica intensa. Evolui com quadro de choque após horas com sinal de Hamman (+). Trata-se mais provavelmente de:
Em relação à tuberculose, podemos afirmar, exceto:
Lactente de seis meses, portador de tetralogia de Fallot, apresenta, pela manhã, logo após despertar, quadro de agitação, choro inconsolável, hiperpneia e cianose intensa e progressiva, evoluindo para síncope. Durante estas "crises", a conduta terapêutica tem como principal objetivo:
Na oclusão arterial aguda o sintoma mais comum é:
Compartilhar