Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Infectologia

Obstetrícia

Em relação as infecções do trato urinário na mulher, assinale a afirmativa correta:

A
A gravidez é um dos estados na mulher que mais propicia ITU, devido a alterações fisiológicas do organismo materno.
B
A gestante também é mais acometida por enterobactérias, sendo na grávida a principal delas o enterobacter sp, seguido pela escherichia coli.
C
A nitrofurantoina de 12 / 12 horas por 7 dias é boa opção terapêutica na gestante, conforme a sensibilidade ao antibiograma.
D
Embora na sua grande maioria sejam causadas pelo mesmo agente, na mulher jovem a ITU costuma complicar mais que na idosa ( pielonefrite - sépsis ).
E
Na menopausa o tratamento de bacteriúria assintomática, assim como na grávida previne infecções mais severas e deve ser realizado sempre que possível.
Paciente de 52 anos, hipertenso e diabético apresenta dois dias de evolução de vertigem de início súbito sem relação com mobilização, associada à diplopia. Foi realizada a manobra de Dix-Halpike que evidenciou nistagmo sem latência e não fatigável. Considerando a hipótese diagnóstica principal, o exame complementar mais indicado é:
Paciente de 26 anos de idade é admitido na unidade de terapia intensiva em pós-operatório de excisão transesfenoidal de tumor de hipófise. Evolui no pós-operatório imediato com polidipsia e poliúria. Neste momento a glicemia capilar foi de 152 mg/dl. Levando em consideração a hipótese diagnóstica principal, o tratamento seria:
Paciente masculino, 75 anos, vem à consulta eletiva com quadro de urgência miccional e nictúria. Ao toque retal a próstata mostra-se endurecida e aumentada de volume. Assinale a alternativa que contenha o provável diagnóstico e o exame mais adequado para sua confirmação.
AMJ, 52 anos, branca, é atendida em ambulatório de Clínica Médica, devido ser portadora de varizes nos MMII (CEAP IV). Pulsos normais. Qual a melhor orientação? I) Realizar tratamento clínico (meia elástica e flebotônico). II) Encaminhar para ambulatório vascular. III) Marcar retorno para acompanhamento. IV) Solicitar ecodoppler.V) Fazer escleroterapia. Marque a sequência correta:
Compartilhar