Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Uma paciente feminina de 58 anos vem para avaliação por artrite reumatoide de 10 anos de evolução, com tratamento irregular. Ela faz uso de prednisona (10 mg por dia), diclofenaco (50 mg uma ou duas vezes por dia) e difosfato de cloroquina (250 mg), baseando-se em uma prescrição de cinco anos atrás. Refere que tentou abaixar a dose de prednisona, mas piora muito dos sintomas de dor articular e rigidez matinal. Ao exame físico, apresenta sinovite de metacarpofalangenas bilateralmente, aumento de volume e perda de extensão de ambos os cotovelos, nódulos na região olecraniana à direita e derrame articular em joelhos bilateralmente. Com relação a essa paciente, é correto afirmar:

A
Nódulos reumatoides desenvolvem-se em 20-30% das pessoas com AR, raramente sintomáticos, e relacionam-se com a artrite reumatoide com fator reumatoide negativo.
B
O tratamento envolve dobrar a dose de prednisona, fazer diclofenaco de horário e penicilamina, que é a droga de escolha nessa paciente.
C
O uso de agentes biológicos é considerado experimental e utilizado em caso de falha de todos os DMARDS (drogas modificadoras de doença).
D
O uso de metotrexate deve ser considerado, na dose de 7,5 a 25 mg semanalmente, após a confirmação do diagnóstico, pela dosagem do fator reumatoide, velocidade de hemossedimentação e proteína C reativa.
E
A chance de esplenomegalia e neutropenia será muito maior se a paciente for caucasiana.
São exemplos de antidepressivo, antipsicótico, estabilizador de humor e hipnótico, respectivamente:
Em relação ao tratamento da dependência à nicotina, assinale a alternativa correta.
Paciente feminina, 67 anos, vem ao pronto-socorro apresentando dor localizada em face interna da raiz da coxa direita, abaixo do ligamento inguinal, onde existe hiperemia intensa, calor local e tumoração dolorosa com ponto de flutuação. É submetida à drenagem cirúrgica da coleção, que dá vazão a secreção purulenta amarronada extremamente fétida (anaeróbios) entremeada por conteúdo entérico. Qual a hipótese diagnóstica mais provável?
Gestante com 26 semanas de idade gestacional dá entrada no pronto-socorro obstétrico com quadro sugestivo de descolamento prematuro de placenta. É prontamente encaminhada para cesárea de emergência, sob anestesia geral. Seu recém-nascido, com peso estimado de 800 gramas, nasce em mau estado geral, em apneia, cianótico e hipotônico. Em relação ao caso, é correto afirmar:
Compartilhar