Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Uma paciente feminina de 65 anos apresenta HAS com insuficiência renal secundária, exames laboratoriais com cálcio sérico de 7,5 e albumina normal. Qual dos fatores abaixo não está associado a esse achado?

A
Hiperfosfatemia.
B
Aumento do cálcio fecal.
C
Aumento da hidroxilação de vitamina D.
D
Diminuição da absorção intestinal de cálcio.
E
Níveis elevados de PTH circulante.
Menino de 06 anos é levado ao Pronto Atendimento com história de febre e irritabilidade há cerca de 06 dias, Exame físico: conjuntivite bilateral, linfoadenopatia cervical anterior, eritema de orofaringe, lábios rachados, rash maculopapular e edema de mãos e pés. Diante da principal hipótese diagnóstica assinale a alternativa correta:
Paciente com 10 anos chega à consulta de puericultura em uma nova UBS. Ao exame físico, nota-se uma face achatada, braquicefalia, mãos pequenas e dedos curtos, com prega palmar única, baixa estatura, hipotonia e retardo mental. Diante dessa síndrome clínica, constata-se que esse paciente apresenta uma elevada predisposição à neoplasia:
A.T.N., sexo masculino, 49 anos, bancário, apresenta tumoração arroxeada, depressível, medindo 3 mm de diâmetro, na face flexora do antebraço esquerdo. Em episódios de variação de temperatura ambiente, a lesão apresenta-se dolorosa, além de mostrar halo claro ao seu redor. Dos diagnósticos listados a seguir, o mais provável é:
Em qual das situações relacionadas a seguir o exame do cariótipo provavelmente não ajudará no esclarecimento do diagnóstico?
Compartilhar