Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Uma paciente feminina de 65 anos apresenta HAS com insuficiência renal secundária, exames laboratoriais com cálcio sérico de 7,5 e albumina normal. Qual dos fatores abaixo não está associado a esse achado?

A
Hiperfosfatemia.
B
Aumento do cálcio fecal.
C
Aumento da hidroxilação de vitamina D.
D
Diminuição da absorção intestinal de cálcio.
E
Níveis elevados de PTH circulante.
Gestante com 16 semanas, em consulta de pré-natal apresenta VDRL (+) título de 1/8. Na história pregressa nega antecedente sifilíticos. Dentre as afirmativas abaixo assinale a correta.
Paciente de 2 anos de idade apresenta retardo do desenvolvimento neuropsicomotor e microcefalia. A investigação mostra: cariótipo 46XX; tomografia de crânio com calcificações periventriculares; liquor com 2 células, 5 hemácias, 12 proteína, 67 glicose; fundo de olho com coriorretinite. Qual o diagnóstico mais provável?
Homem, 66 anos, em tratamento para HAS e diabete melito, apresenta icterícia e prurido há 2 semanas. É submetido à CPER sob anestesia com propofol IV. A contrastação da via biliar demonstra estenose no terço médio do colédoco com dilatação amontante. Doze horas após o procedimento, está obnubilado e com hipotensão arterial. Qual é a provável causa deste quadro clínico?
Homem de 35 anos está em sua primeira crise de cólica renal. TC abdome/pelve: cálculo ureteral proximal de 5 mm, sem sinais obstrutivos. A conduta inicial mais apropriada é
Compartilhar