Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

Uma paciente procura um pronto socorro, em 8/11/08, com queixa de dor em cólica em hipogástrio e sangramento transvaginal. Na história, encontra-se DUM em 10/09/08, Gesta I, para I e aborto 0. Nega método contraceptivo. Vida sexual ativa. Sem antecedentes pessoais e familiares, informa que já tinha feito teste de gravidez há 2 dias (?-HCG 10.200 mUI/mL). Ao exame físico: colo fechado, levemente doloroso, sangramento de pequena quantidade, útero amolecido, palpa-se no toque bimanual em fundo de saco lateral esquerdo uma massa de consistência “borrachosa”, sensível no local, em torno de 2 cm. Lado direito livre. É realizada uma ultrassonografia transvaginal e apresenta laudo: Útero com miométrio homogêneo, eco endometrial espesso e complexo, volume uterino de 81 cm³, massa heterogênea 2 cm em anexo esquerdo, ovário direito de textura habitual medindo 3 cm³, fundo de saco livre. Exames laboratoriais: ?-HCG 6.800 mUI/mL, progesterona sérica 15ng/mL, hematócrito 38% hemoglobina 12g/dL, leucócitos 6.800 mm³ (sem desvio para a esquerda). Qual o seu diagnóstico e conduta?

A
Aborto incompleto e cisto de ovário. Fazer curetagem e acompanhar níveis de ß-HCG até negativar e controle ultrassonográfico do cisto.
B
Mola hidatiforme e cisto de ovário. Fazer curetagem e acompanhar níveis de ß-HCG até negativar e controle ultrassonográfico do cisto.
C
Espessamento endometrial e cisto de ovário. Fazer aspiração manual intra-uterina (AMU) diagnóstica, repouso e acompanhar níveis de ß-HCG em 48 horas.
D
Prenhez ectópica. Conduta expectante, repouso e acompanhar níveis de ß-HCG em 48 horas. Se continuarem em níveis decrescentes, fazer controle até sua negativação.
E
Prenhez ectópica. Fazer laparotomia para explorar massa anexial e acompanhar níveis de ß-HCG até sua negativação.
Assinale a alternativa que apresenta um fator que NÃO predispõe à síndrome de apneia e hipopneia obstrutiva do sono.
Hematoma retroperitoneal na zona II está associado MAIS PROVAVELMENTE a:
Em paciente com quadro clínico sugestivo de pneumonia adquirida na comunidade, o exame complementar indicado para confirmar o diagnóstico é:
Das drogas abaixo quais têm maior probabilidade de depressão respiratória em pós-operatório de cirurgias de membros inferiores, quando associadas a anestesia regional?
Compartilhar