Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Uma pessoa de 32 anos que viaja pela América do sul várias vezes ao ano, por necessidade profissional, consulta o médico quanto à vacinação contra febre amarela. Diz que a última vez que tomou a vacina foi em agosto de 2000. A melhor recomendação é:

A
Revacinar já.
B
Revacinar dentro de uma semana.
C
Não há necessidade de revacinar, já que a vacina confere imunidade permanente.
D
Revacinar em 2010.
E
Dosar anticorpos e revacinar de acordo com seus títulos.
Uma recepcionista de 38 anos apresenta dor no Hipocôndrio Direito (HD), que se irradia para a escápula homolateral. Relata também náuseas e vômitos biliosos. Ao exame físico, está febril (38°C), tem massa palpável no HD e o sinal de Murphy é positivo, o que ocorre quando há:
Menina de cinco anos, cuja mãe teve tuberculose diagnosticada recentemente, foi encaminhada ao ambulatório de Pediatria para investigação. A criança apresenta cicatriz de BCG, está assintomática e o teste tuberculínico foi reator com 16 mm. Na radiografia simples de tórax, há imagem de nódulo hilar calcificado à direita. Neste caso, a conduta recomendada é:
Uma mulher de 40 anos chega à emergência do HUWC depois de uma queda enquanto saía do ônibus sentindo forte dor no braço direito. O exame físico sugere fratura do úmero, confirmada após exame radiológico. Ela consegue estender o antebraço no cotovelo, mas seu movimento de supinação parece enfraquecido e seu aperto de mão é muito fraco comparado ao da mão esquerda. Percebe-se que ela está incapaz de estender o punho, permanecendo a mão caída. Na paciente, fez-se exame de função muscular nas articulações interfalangea distal (ID), interfalangea proximal (IP) e metacarpofalangea (MF). Qual das opções abaixo apresenta os achados esperados na presença de paralisia do nervo radial?
Qual o tipo histológico mais comum do câncer de pênis?
Compartilhar