Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Uma primípara com fator sanguíneo “O” positivo dá a luz a um bebê tipo “A” positivo, a termo. Seu hematócrito é de 55%. Com 36h de vida, o bebê apresenta-se ictérico e com níveis séricos de bilirrubina de 12 mg/dl. Marque a alternativa que apresenta um achado que confirmaria a hipótese de doença hemolítica por incompatibilidade ABO.

A
Contagem normal de reticulócitos
B
Teste de Coombs direto positivo
C
Hemácias em aspecto de foice no esfregaço sanguíneo
D
Hemoglobina elevada
E
Presença de petéquias
Na toxicidade sistêmica provocada por anestésicos locais:
Os recém-nascidos adequados para idade gestacional (AIG) que apresentam hipoglicemia, icterícia prolongada com hiperbilirrubinemia direta devido à colestase e à hepatite de células gigantes e que no exame físico têm micropênis, criptorquidia e hipoplasia da bolsa escrotal têm como diagnóstico inicial:
Como proceder em relação à vacinação de uma criança de 6 meses de idade recém-adotada, que apresenta cicatriz vacinal no deltoide direito, mas cuja mãe adotiva afirma não dispor de seu cartão de vacina e desconhecer sua situação vacinal?
Após avaliar um paciente de 82 anos em virtude de episódios de quedas, você percebeu como fator causal uma alteração de marcha com paresia no membro inferior esquerdo. Quanto ao uso da bengala, nesse caso, qual a melhor orientação?
Compartilhar