Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Uma senhora de 45 anos de idade, em uso crônico de anti-inflamatórios não esteroides (AINE), apresenta-se para atendimento emergencial com quadro de hematêmese. Após estabilização hemodinâmica, é encaminhada para endoscopia digestiva, que revela úlcera duodenal, sem sangramento atual, com coágulo firmemente aderido na base. Qual das condutas abaixo não diminui a ocorrência de ressangramento?

A
Inibidores de bomba de prótons.
B
Injeção endoscópica de álcool absoluto ou adrenalina.
C
Antagonistas H2.
D
Suspensão dos AINE.
De acordo com Sistema de pontuação para diagnóstico de Tuberculose (TB) Pulmonar em crianças e adolecentes negativos a baciloscopia, do Ministério da Saúde - 2002 quais os critérios que devem ser avaliados?
Em relação à Nutrição Enteral (NE) no paciente cirúrgico, considere as afirmativas: I - A NE preserva integridade da mucosa do trato gastrointestinal. II - A NE resulta em piora da função imunológica devido à maior produção de IgA. III - A NE está contraindicada na pancreatite aguda.
Menina de 12 anos sofreu um acidente na localidade de Conservatória, onde foi atendida com ferimentos na face e em um dos tornozelos. Ela é trazida ao Pronto Atendimento do H.E.L.G.J., 4 horas após a queda, com curativos na face e enfaixamento no tornozelo. Os curativos estão sujos de sangue, mas já não há sangramento ativo. Na face há um ferimento de 2 cm no supercílio e outro irregular de 3 cm na região maleolar à esquerda. No tornozelo há exposição do periósteo da fíbula. Nenhum dos ferimentos apresenta contaminação evidente. Em relação ao procedimento mais adequado, é correto afirmar que:
Em relação aos ferimentos penetrantes de carótida, é correto afirmar:
Compartilhar