Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Uma senhora de 58 anos procurou atendimento queixando-se de dores no joelho direito, que se iniciaram há três anos, mas que, no momento, se intensificaram. As dores são acompanhadas por dor em interfalangianas distais do primeiro e segundo dedos da mão direita e primeira metatarsofalangiana do pé esquerdo. Ao exame, a paciente apresenta IMC = 32 kg/m², calor e discreto edema na articulação do joelho direito e interfalangianas distais. Os exames laboratoriais evidenciaram hemograma normal; VHS = 20 mm na primeira hora; fator reumatoide = 32 UI. O provável diagnóstico deste caso será:

A
gota.
B
osteoartrose.
C
artrite reumatoide.
D
polimialgia reumática.
Nos estudos da hipertensão arterial essencial em crianças e adolescentes podemos encontrar:
Criança com diarreia aguda, 15 vezes/dia, líquida, amarela, sem sangue ou pus, chegou na emergência pálida, enchimento capilar 5 segundos, pulso fraco, sonolência, taquicardia, taquipneia e sem urinar. Foram necessárias 3 etapas de expansão para a sua recuperação hemodinâmica e a eliminação da primeira diurese. Caso seja uma oligúria fisiológica podemos encontrar:
Paciente apresentando lesão localizada em uma das coxas, que se caracteriza por ter eritema, edema, calor local, dor, ser limitada, com febre inferior a 38ºC, traduz:
A vaginose bacteriana na maioria das vezes não causa grandes complicações, porém podem existir algumas implicações sérias. Assinale a afirmativa errada quanto a vaginose bacteriana.
Compartilhar