Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Uma senhora de 58 anos procurou atendimento queixando-se de dores no joelho direito, que se iniciaram há três anos, mas que, no momento, se intensificaram. As dores são acompanhadas por dor em interfalangianas distais do primeiro e segundo dedos da mão direita e primeira metatarsofalangiana do pé esquerdo. Ao exame, a paciente apresenta IMC = 32 kg/m², calor e discreto edema na articulação do joelho direito e interfalangianas distais. Os exames laboratoriais evidenciaram hemograma normal; VHS = 20 mm na primeira hora; fator reumatoide = 32 UI. O provável diagnóstico deste caso será:

A
gota.
B
osteoartrose.
C
artrite reumatoide.
D
polimialgia reumática.
O fentanil é um analgésico opioide usado frequentemente dentro das UTIs, geralmente em combinação com benzodiazepínicos. Qual dos efeitos colaterais abaixo NÃO está associado ao uso do fentanil?
Pacientes com obstrução brônquica submetidos à ventilação mecânica têm risco elevado de desenvolverem auto-PEEP, que pode levar a um aumento das pressões inspiratórias e consequente barotrauma. Qual das medidas abaixo pode contribuir para a redução do auto-PEEP em pacientes com ventilação controlada a volume?
Paciente de 25 anos, sem doença prévia, chega à emergência com quadro de rebaixamento do nível de consciência. A gasometria arterial colhida em ar ambiente na chegada do paciente mostra PaO2 = 62 mmHg, PaCO2 = 70 mmHg, pH = 7,10, bicarbonato = 22. O gradiente alvéolo-arterial de O2 foi de 9 (valor normal = 5–15). Qual o diagnóstico mais provável desse paciente?
Qual dos resultados de gasometria listados abaixo é o mais provável de ser encontrado em um paciente com estado de mal asmático com uma obstrução moderada das vias aéreas, consciente, taquipneico, recebendo suplementação com O2 nasal 2 L/min?
Compartilhar