Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Uma senhora de 58 anos procurou atendimento queixando-se de dores no joelho direito, que se iniciaram há três anos, mas que, no momento, se intensificaram. As dores são acompanhadas por dor em interfalangianas distais do primeiro e segundo dedos da mão direita e primeira metatarsofalangiana do pé esquerdo. Ao exame, a paciente apresenta IMC = 32 kg/m², calor e discreto edema na articulação do joelho direito e interfalangianas distais. Os exames laboratoriais evidenciaram hemograma normal; VHS = 20 mm na primeira hora; fator reumatoide = 32 UI. O provável diagnóstico deste caso será:

A
gota.
B
osteoartrose.
C
artrite reumatoide.
D
polimialgia reumática.
Paciente de cor branca, obeso com sintomas dispépticos de longa data desenvolve quadro de disfagia para alimentos sólidos que progrediu para pastosos, associada à perda de peso significativa. Assinale o diagnóstico mais provável:
Sobre o câncer gástrico precoce, NÃO é correto:
Durante exame ginecológico, você identifica a presença de dois colos uterinos e um septo vaginal longitudinal. Qual a principal hipótese diagnóstica?
Menino, 2 anos, foi levado ao oftalmologista por desvio do olho direito. O exame revelou estrabismo com esotropia direita e substituição do reflexo vermelho por causa do reflexo pupilar branco-amarelado no olho direito. Não foi visualizado o fundo do olho. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar