Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Uma senhora de 58 anos procurou atendimento queixando-se de dores no joelho direito, que se iniciaram há três anos, mas que, no momento, se intensificaram. As dores são acompanhadas por dor em interfalangianas distais do primeiro e segundo dedos da mão direita e primeira metatarsofalangiana do pé esquerdo. Ao exame, a paciente apresenta IMC = 32 kg/m², calor e discreto edema na articulação do joelho direito e interfalangianas distais. Os exames laboratoriais evidenciaram hemograma normal; VHS = 20 mm na primeira hora; fator reumatoide = 32 UI. O provável diagnóstico deste caso será:

A
gota.
B
osteoartrose.
C
artrite reumatoide.
D
polimialgia reumática.
Associe os marcos do desenvolvimento da criança (coluna da esquerda) às idades de aparecimento (coluna da direita). 1 - Faz pinça completa (polpa-polpa); 2 - Transfere objetos de uma mão para a outra; 3 - Formula frases simples; 4 - Rabisca; 5 - Segue com o olhar até 180°; ( ) 18 meses; ( ) 12 meses; ( ) 9 meses. A sequência numérica correta, de cima para baixo, da coluna da direita, é:
A equipe mínima para reanimação neonatal deve ser composta de:
A anemia falciforme é causada pela presença de dois genes da hemoglobina S, que levam à formação de células em forma de foice, as quais, causando infartos na microcirculação, podem levar a complicações, salientando-se a autoesplenectomia, com a função do baço sendo prejudicada já nos primeiros meses de vida. Devido a essa alteração, os seguintes cuidados devem ser instituídos para uma criança com 2 anos de idade, com anemia falciforme, que venha à consulta por apresentar temperatura ? 38,3°C:
Prematuro de 32 semanas de idade gestacional nasceu de parto transvaginal, com tempo de bolsa rota de 48 horas. Nas primeiras horas de vida, desenvolve quadro clínico e laboratorial compatível com sepse neonatal. O exame do líquor revela 2400 células com 100% de polimorfonucleares, glicose de 23 mg/dl (glicemia = 160 mg/dl) e proteína de 56 mg/dl. Qual o esquema antimicrobianao inicial mais adequado para o caso?
Compartilhar