Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Uma senhora de 60 anos vem à consulta por dor no joelho direito. Refere que a dor a acompanha há mais de 5 anos, progredindo lentamente,sendo pior nos esforços e melhorando no repouso, com piora progressiva na capacidade de descer e subir os degraus da escada de seu sobrado. Nega rigidez matinal ou queixas sistêmicas. Ao exame físico, o joelho direito aparenta ser aumentado de volume, com líquido no recesso suprapatelar, com discreto aumento da temperatura local. A paciente não consegue fazer a extensão completa da articulação, e há crepitação no movimento de flexão, que é doloroso. Com relação a essa paciente, é correto afirmar:

A
A principal fonte de dor dessa paciente provém da cartilagem articular.
B
Exercícios são na sua maioria contraindicados, pois aumentam o desgaste articular.
C
Injeções intra-articulares de corticoesteroides são contraindicadas, pois aumentam o desgaste cartilaginoso.
D
A radiografia do joelho pode mostrar diminuição do espaço articular, osteófitos e cistos subcondrais.
E
A condição dessa paciente é a segunda forma mais comum de artropatia, só perdendo em incidência para a artrite reumatoide.
Paciente de 18 anos refere dor aguda no testículo direito, associada a náuseas e sudorese. Ao exame local, bolsa escrotal aumentada de volume e muito dolorosa. O quadro clínico é sugestivo de:
A mãe de um lactente com 34 dias procura consulta com queixa de que o cordão umbilical ainda não caiu. Nessa circunstância, o pediatra deve:
Menino de 7 anos apresentou mal súbito durante uma aula de judô. O instrutor, com treinamento em suporte básico de vida, verificou que a criança não respondia às "sacudidas" nem respirava. Assinale a alternativa que contém a sequência de condutas mais adequadas a serem realizadas imediatamente pelo instrutor.
Homem de 55 anos foi trazido à emergência por tremores nas mãos, na língua e náuseas. Estava hipertenso, taquicárdico e sudorético. À anamnese, referiu vir fazendo uso de 1 litro de cachaça ao dia há mais de 5 anos, estando há 3 dias sem consumir bebida alcoólica. Identificou-se que o paciente estava desidratado e com hipoglicemia. A suspeita era que os sintomas estivessem relacionados à abstinência do álcool, tendo o tratamento sido iniciado com diazepam. Qual a conduta mais adequada para este paciente?
Compartilhar