Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Uma senhora de 60 anos vem à consulta por dor no joelho direito. Refere que a dor a acompanha há mais de 5 anos, progredindo lentamente,sendo pior nos esforços e melhorando no repouso, com piora progressiva na capacidade de descer e subir os degraus da escada de seu sobrado. Nega rigidez matinal ou queixas sistêmicas. Ao exame físico, o joelho direito aparenta ser aumentado de volume, com líquido no recesso suprapatelar, com discreto aumento da temperatura local. A paciente não consegue fazer a extensão completa da articulação, e há crepitação no movimento de flexão, que é doloroso. Com relação a essa paciente, é correto afirmar:

A
A principal fonte de dor dessa paciente provém da cartilagem articular.
B
Exercícios são na sua maioria contraindicados, pois aumentam o desgaste articular.
C
Injeções intra-articulares de corticoesteroides são contraindicadas, pois aumentam o desgaste cartilaginoso.
D
A radiografia do joelho pode mostrar diminuição do espaço articular, osteófitos e cistos subcondrais.
E
A condição dessa paciente é a segunda forma mais comum de artropatia, só perdendo em incidência para a artrite reumatoide.
Um dos objetivos primordiais na avaliação de pacientes com vertigem é determinar se a mesma é de origem central ou periférica. Qual das alternativas abaixo contém UM DADO SUGESTIVO de vertigem periférica?
Dentre os tumores congênitos de segmento lateral do pescoço, qual apresenta outra possibilidade de tratamento que não a cirurgia?
Mulher de 55 anos foi submetida à tireoidectomia total devido a carcinoma papilífero. Após um mês da cirurgia, a voz da paciente ficou grossa e baixa. A videolaringoscopia realizada após a cirurgia evidenciou edema de Reinke e mobilidade das cordas vocais normais. Nesse caso, a causa menos associada à atual condição dessa paciente é:
Quanto ao trauma pediátrico, é correto afirmar que:
Compartilhar