Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Uma senhora de 60 anos vem à consulta por dor no joelho direito. Refere que a dor a acompanha há mais de 5 anos, progredindo lentamente,sendo pior nos esforços e melhorando no repouso, com piora progressiva na capacidade de descer e subir os degraus da escada de seu sobrado. Nega rigidez matinal ou queixas sistêmicas. Ao exame físico, o joelho direito aparenta ser aumentado de volume, com líquido no recesso suprapatelar, com discreto aumento da temperatura local. A paciente não consegue fazer a extensão completa da articulação, e há crepitação no movimento de flexão, que é doloroso. Com relação a essa paciente, é correto afirmar:

A
A principal fonte de dor dessa paciente provém da cartilagem articular.
B
Exercícios são na sua maioria contraindicados, pois aumentam o desgaste articular.
C
Injeções intra-articulares de corticoesteroides são contraindicadas, pois aumentam o desgaste cartilaginoso.
D
A radiografia do joelho pode mostrar diminuição do espaço articular, osteófitos e cistos subcondrais.
E
A condição dessa paciente é a segunda forma mais comum de artropatia, só perdendo em incidência para a artrite reumatoide.
A varicocele infantojuvenil é mais comum em:
Com relação às afecções inguino-escrotais na infância, assinale a alternativa INCORRETA:
Um menino de 4 anos de idade iniciou há 15 dias febre de 38°C, cefaleia e recusa alimentar. Sua mãe o levou ao Posto de Saúde quando foi prescrito antitérmico. Há sete dias sua mãe percebeu que a criança estava mais prostrada e que não estava aceitando as dietas. Em torno do décimo dia de doença, o menino não conseguia ficar de pé e apresentou uma crise convulsiva tônico-clônica generalizada, de 5 minutos de duração, quando foi admitido no hospital. Ao exame, encontrava-se muito sonolento, hipotônico, pálido. A TC de crânio revelou hidrocefalia tetraventricular. O exame de liquor demonstrou celularidade - 80 células; proteína 100; glicose 34 (sanguínea 80); predomínio de linfomononuclear. O tratamento a ser instituído deve ser:
Mãe traz seu filho, do sexo masculino, de 6 anos de idade, para atendimento na emergência pediátrica, relatando que a criança, previamente sadia, apresentou há algumas semanas, quadro de infecção de vias áereas superiores e que há 3 dias, apresentou febre, mal-estar e artralgia. Há 48 horas, o menino começou a apresentar um exantema máculo-papular que hoje se tornou mais escuro, com lesões violáceas, apenas em região glútea e em membros inferiores. Ao examinar o paciente, você observa que o menor apresenta bom estado geral e as lesões tratam-se de púrpura vascular palpável (vasculite). O hemograma solicitado foi inespecífico, não há anemia, as plaquetas são normais, com VHS pouco aumentado e coagulograma normal. Considerando-se a principal hipótese diagnóstica para o caso acima, marque a opção correta:
Compartilhar