Questões na prática

Psiquiatria

Uma senhora de 76 anos tem diagnóstico de tumor maligno de sigmoide. Relata que há dois anos foi submetida a cirurgia de prótese de quadril e no pós-operatório evoluiu com confusão mental e alucinações. Diz que após a cirurgia nunca mais foi a mesma pessoa, tornando-se mais esquecida e tendo muita dificuldade para se concentrar. A respeito do delírio e disfunção cognitiva pós-operatória, é correto afirmar:

A
Estão associados a índices de mortalidade hospitalar elevados
B
As sequelas atribuídas ao que aconteceu à paciente no pós-operatório não têm relação direta com seus déficits atuais
C
Como ocorrem logo nos primeiros dias de pós-operatório, não aumentam o tempo de hospitalização
D
Embora a disfunção cognitiva pós-operatória ocorra comumente em cirurgia cardíaca, raramente ocorre em cirurgia não cardíaca
E
Embora comuns, não estão associados a má evolução no pós-operatório
As doenças orificiais são comuns em proctologia. Assinale a alternativa CORRETA:
Portador de transtorno bipolar em uso continuado de neuroléptico desenvolve movimentos estereotipados envolvendo os músculos faciais inferiores (oro-buco-línguo-mastigatória). A hipótese diagnóstica obrigatória para o caso é:
Paciente com história de 25 anos de etilismo pesado dá entrada no pronto-socorro por hematêmese. Na admissão, apresenta-se hipocorado; ictérico; com pressão arterial = 120 x 70 mmHg; pulso = 100; torporoso. Apresenta ginecomastia e eritema palmar. Abdome globoso, flácido, com macicez móvel. Sem <i>deficit</i> neurológico focal. Qual das assertivas é CORRETA em relação ao caso apresentado?
Acerca da avaliação e do tratamento de pacientes politraumatizados, julgue o item subsequente. É necessária a avaliação radiológica de toda a coluna vertebral dos pacientes com fratura da coluna cervical, pois cerca de 10% deles apresentam uma segunda fratura.
Compartilhar