Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Útero de Couvelaire é uma complicação que pode ocorrer em 20% dos casos de descolamento prematuro de placenta. Caracteriza-se por:

A
oclusão da circulação e microinfarto uterino.
B
discinesia uterina e trabalho de parto prolongado.
C
sufusões hemorrágicas no miométrio e hipotonia uterina.
D
rotura uterina e infiltração da parede pela tromboplastina parcial.
Paciente masculino 28 anos, trabalhador em construção civil, sofre queda de terceiro andar. Ao chegar à emergência estava obnubilado e não respondia às solicitações verbais. Seus sinais vitais eram estáveis e foram observadas, à palpação, fratura de cinco arcos costais à esquerda e movimentos respiratórios paradoxais. O Rx de tórax não mostrou pneumotórax ou hemotórax mas apresentava contusão pulmonar. O procedimento correto é:
Os sintomas de disfagia associados à perda de peso podem indicar sintomas de câncer esofágico em estágio avançado. Normalmente estes sintomas ocorrem:
Pré-escoIar de quatro anos, sexo masculino, natural e procedente de Vitória (ES), iniciou quadro de claudicação dolorosa, que dificulta a deambulação, embora consiga ficar em pé. Duas semanas antes do início desse quadro, apresentou três dias de sintomas sugestivos de resfriado, semelhante a outros quadros de resfriado anteriores. Nega viagens nos últimos 12 meses. No momento, apresenta-se: afebril; bom estado geral; consegue deambular, mas apresenta dor e limitação de movimentos do quadril direito. Radiografia de quadril em AP normal. Ultrassonografia dos quadris evidencia discreto derrame articular. O hemograma evidencia leucometria normal e ausência de anemia e discreta elevação da Velocidade de Hemossedimentação (VHS). A hipótese diagnóstica mais provável é:
São marcos do desenvolvimento esperados em um lactente de sete meses de idade com história de nascimento a termo:
Compartilhar