Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Pneumologia

Hematologia

Vários estudos tem demonstrado que na Hipertensão Pulmonar (HP) ocorre um processo de continua ativação plaquetária endógena. Esta ativação plaquetária promove a secreção de varias substancias, entre elas a serotonina. A serotonina esta implicada na gênese da hipertensão arterial pulmonar por quais dos prováveis mecanismos abaixo relacionados:

A
Estimulo hipoxemico.
B
Influxo diminuído de cálcio através da membrana celular.
C
Geração de espécies reativas de oxigênio.
D
Vasoconstrição e efeito mitogênico.
E
Aumento do fator de crescimento endotelial vascular (VEGF)
Qual é o sinal menos frequentemente observado num paciente destro com doença cérebro-vascular isquêmica no hemisfério dominante?
Neuropatia periférica em alcoolismo crônico geralmente é devida a:
Em relação ao prognóstico de hepatocarcinoma, assinale a alternativa correta.
Uma paciente de 45 anos apresenta-se com quadro de dores em todo o corpo, de evolução gradual há seis meses, mas que parece ter aparecido após o falecimento da sua mãe. Refere sono não reparador, fadiga intensa, insônia terminal e ansiedade. Nega rigidez matinal e emagrecimento, mas refere que as articulações lhe parecem inchadas. Ao exame físico, não há sinais de sinovite. A musculatura é dolorosa em diversos locais à palpação, mas não há fraqueza muscular. A paciente traz exames: hemograma normal, uma velocidade de hemossedimentação de 11 mm na primeira hora, uma proteína C reativa de 0,2 (para um normal de 0,5) e TSH dentro dos valores normais. Creatinofosfoquinase e aldolase também são normais. Um FAN (fator antinuclear) mostrou-se positivo, com padrão nuclear pontilhado fino denso e titulação de 1:80. Com relação a essa paciente, é INCORRETO afirmar:
Compartilhar