Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Vários índices são utilizados para o acompanhamento do crescimento. Sobre isso, assinale a alternativa correta:

A
Índice Peso/ Idade - sofre variações de forma rápida e, por isso, não é recomendado pelo Ministério da Saúde para acompanhamento do crescimento na atenção básica.
B
Índice Estatura/Idade - é uma medida do crescimento que se altera mais lentamente; é necessário um agravo intenso ou duradouro para que haja comprometimento.
C
Índice Peso/Estatura - não pode ser utilizado para diagnóstico de obesidade, mesmo quando associado a outros índices.
D
Índice Perímetro Cefálico/Idade - não é importante a sua aferição nos primeiros 2 anos de vida, já que, neste período, os fatores intrauterinos são os determinantes do perímetro cefálico.
E
Índice de Massa Corporal/Idade - é fundamental para o cálculo da velocidade do crescimento.
Nas fraturas da criança, aquela que se apresenta com traço ao longo da placa fisária e se dirige para a região metafisária é classificada, segundo salter-harris, como um tipo:
Paciente com 32 anos queixa-­se de dismenorreia progressiva e infertilidade há 5 anos. Vem com laudo de ultra­ssonografia que mostra massa anexial com ecos finos no seu interior. Qual sua suspeita clínica?
Em paciente com antecedente de um aborto de segundo trimestre, constata­se útero bicorno. Qual a melhor conduta a ser adotada?
As drogas usadas no tratamento inicial da tuberculose pulmonar são:
Compartilhar