Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Vários índices são utilizados para o acompanhamento do crescimento. Sobre isso, assinale a alternativa correta:

A
Índice Peso/ Idade - sofre variações de forma rápida e, por isso, não é recomendado pelo Ministério da Saúde para acompanhamento do crescimento na atenção básica.
B
Índice Estatura/Idade - é uma medida do crescimento que se altera mais lentamente; é necessário um agravo intenso ou duradouro para que haja comprometimento.
C
Índice Peso/Estatura - não pode ser utilizado para diagnóstico de obesidade, mesmo quando associado a outros índices.
D
Índice Perímetro Cefálico/Idade - não é importante a sua aferição nos primeiros 2 anos de vida, já que, neste período, os fatores intrauterinos são os determinantes do perímetro cefálico.
E
Índice de Massa Corporal/Idade - é fundamental para o cálculo da velocidade do crescimento.
São afirmativas verdadeiras sobre os tumores de pâncreas, EXCETO:
A nefrolitíase por ácido úrico vem aumentando em frequência nos últimos anos, principalmente em pacientes obesos, portadores de síndrome metabólica e diabéticos. Nesses pacientes, a anormalidade metabólica mais comumente observada é:
Qual afirmação abaixo está CORRETA?
Assinale (V) para alternativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS: ( ) Uma gestante HIV positivo, linfócitos TCD4 + de 180 cel/mm³, que faz todas as orientações propostas e chega ao final da gestação com Carga Viral para HIV indetectável, está liberada para amamentar seu bebê. ( ) Um paciente HIV positivo em seu primeiro esquema de tratamento com antiretrovirais, assintomático, pode ser recomendado a fazer suspensões temporárias dos antirretrovirais, não implicando na eficácia do tratamento a longo prazo. ( ) Um paciente HIV positivo assintomático com TCD4+ = 500 células/mm³ e carga viral = 250.000 cópias/ml enquadra-se nos critérios de início de terapia com antirretrovirais conforme consenso brasileiro atual. ( ) Um paciente HIV positivo assintomático, com TCD4+ = 300 células/mm³ e carga viral = 50.000 cópias/ml enquadra-se nos critérios de início de terapia com antirretrovirais conforme consenso brasileiro atual. ( ) Um paciente HIV positivo, com cândida esofágica grave, TCD4+ = 190 células/mm³ e carga viral = 5.300 cópias/ml, enquadra-se nos critérios de início de terapia com antirretrovirais conforme consenso brasileiro atual. A sequência CORRETA está na alternativa:
Compartilhar