Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Vários índices são utilizados para o acompanhamento do crescimento. Sobre isso, assinale a alternativa correta:

A
Índice Peso/ Idade - sofre variações de forma rápida e, por isso, não é recomendado pelo Ministério da Saúde para acompanhamento do crescimento na atenção básica.
B
Índice Estatura/Idade - é uma medida do crescimento que se altera mais lentamente; é necessário um agravo intenso ou duradouro para que haja comprometimento.
C
Índice Peso/Estatura - não pode ser utilizado para diagnóstico de obesidade, mesmo quando associado a outros índices.
D
Índice Perímetro Cefálico/Idade - não é importante a sua aferição nos primeiros 2 anos de vida, já que, neste período, os fatores intrauterinos são os determinantes do perímetro cefálico.
E
Índice de Massa Corporal/Idade - é fundamental para o cálculo da velocidade do crescimento.
Paciente masculino, 78 anos, branco, institucionalizado, comparece ao P.S com quadro de confusão mental, agitação psicomotora e recusa alimentar. Qual melhor diagnóstico a considerar?
A deformidade clássica em dorso de garfo corresponde à fratura:
Lactente de 2 meses dá entrada na emergência pediátrica com parada cardiorrespiratória. Segundo a mãe, após amamentar ao seio materno, a criança adormeceu como de rotina, de bruços. Com relação à síndrome de morte súbita infantil, qual a provável causa de morte do lactente?
Homem, 38 anos de idade, é admitido no pronto atendimento com mal-estar caracterizado como dispneia, sensação de morte iminente, parestesia perioral, taquicardia e sudorese. Teve mais três episódios similares nos últimos dois meses, tendo sido atendido em emergências e liberado. Nega tabagismo, bebe eventualmente aos fins de semana. Nega hipertensão ou diabetes. Ao exame físico, TA 130 X 80 mmHg, PR: 110 bpm cheio e rítmico, FR: 30 ipm, profundas. Glicemia capilar: 89 mg/dl. Saturação de O² ao ar ambiente 98%. ECG: taquicardia sinusal. Com relação ao quadro apresentado, é falso afirmar:
Compartilhar