Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Endocrinologia

Nefrologia

Hepatologia

Varizes esofagianas são dilatações das veias da submucosa esofágica e, quando rotas, causam hemorragias digestivas muito graves. Neste contexto, analise as informações a seguir e assinale a correta.

A
Fístulas arteriovenosas traumáticas podem ser a causa, pois o fígado é irrigado pela artéria hepática e a veia porta e, além disso, T.I.P.S (transjugular intrahepatic portalsystemic shunt) é uma das formas de tratamento endovascular da hipertensão portal.
B
Podem ser tratadas por técnicas de esclerose das varizes, embora o tratamento cirúrgico deva ser prioritário.
C
Representam 2/3 das hemorragias digestivas altas graves e o diagnóstico diferencial deve ser feito com úlcera péptica hemorrágica, sobretudo duodenal.
D
São causadas por síndrome de hipertensão portal com ou sem comprometimento sistemático da célula hepática e o Balão de Sengstaken-Blackmore deve ser abandonado, pois além da possível lesão das asas do nariz, com frequência favorece a aspiração respiratória e infecção pulmonar.
E
Estão associadas a uma maior produção de gastrina, devido ao desvio do sangue portal, razão de maior incidência de úlceras gástricas gigantes que podem ser a causa do sangramento e não a ruptura das varizes.
Pais levam seu filho de 10 meses de vida, 8900 gramas, para consulta com um cirurgião pediátrico. Relatam abaulamento intermitente em região inguinal esquerda, particularmente em situações de choro forte, e mudança importante de volume da região testicular direita, durante o dia. Ambos ocorrem desde o nascimento, sem observação pelos pais de melhora até hoje. Por outro lado, negam qualquer evento agudo que os levasse a pensar em dor relacionada aos achados descritos. Exame físico identifica testículos tópicos, com tamanho e textura normais, presença de hérnia inguinal à esquerda e hidrocele moderada à direita. O bebê não apresenta quaisquer outras comorbidades, a despeito de ter nascido prematuro (idade gestacional ao nascer de 33 semanas de gestação e peso ao nascer de 2.100 gramas). Permanecera em unidade de terapia intensiva neonatal durante seu primeiro mês pós-natal. Qual a melhor conduta para esse bebê?
A respeito do tratamento do câncer de próstata, é CORRETO afirmar que:
O tampão de cerúmen é uma causa comum de Hipoacusia, que pode ser tratada de forma simples na Atenção Primária, através da Lavagem Otológica. Sobre este procedimento, qual sua principal contraindicação?
Hérnia que tem como conteúdo o Divertículo de Meckel e hérnia que tem como conteúdo o Apêndice Cecal são denominadas, respectivamente, como:
Compartilhar