Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Endocrinologia

Nefrologia

Hepatologia

Varizes esofagianas são dilatações das veias da submucosa esofágica e, quando rotas, causam hemorragias digestivas muito graves. Neste contexto, analise as informações a seguir e assinale a correta.

A
Fístulas arteriovenosas traumáticas podem ser a causa, pois o fígado é irrigado pela artéria hepática e a veia porta e, além disso, T.I.P.S (transjugular intrahepatic portalsystemic shunt) é uma das formas de tratamento endovascular da hipertensão portal.
B
Podem ser tratadas por técnicas de esclerose das varizes, embora o tratamento cirúrgico deva ser prioritário.
C
Representam 2/3 das hemorragias digestivas altas graves e o diagnóstico diferencial deve ser feito com úlcera péptica hemorrágica, sobretudo duodenal.
D
São causadas por síndrome de hipertensão portal com ou sem comprometimento sistemático da célula hepática e o Balão de Sengstaken-Blackmore deve ser abandonado, pois além da possível lesão das asas do nariz, com frequência favorece a aspiração respiratória e infecção pulmonar.
E
Estão associadas a uma maior produção de gastrina, devido ao desvio do sangue portal, razão de maior incidência de úlceras gástricas gigantes que podem ser a causa do sangramento e não a ruptura das varizes.
Mário, pré-escolar de 3 anos de idade, chega ao ambulatório com febre elevada há 24 horas, acompanhada de hiperemia de orofaringe e tosse ocasional incomodativa, além de coriza hialina. Atualmente tem 13 kg e apresenta bom estado geral, com ausculta respiratória e cardíaca normais. Na história familiar, a genitora tem rinite alérgica. Nos antecedentes pessoais, teve um episódio de otite média aguda aos 18 meses de idade. Qual a prescrição médica mais adequada para o caso?
João Vítor, de 18 meses, com sinais de coriza espessa amarelada há 5 dias, chega ao consultório com bom estado geral, mas com sinais de impetigo no intróito nasal e febrícula há 24 horas. Mariana, de 15 meses, tem história de febre moderada há 48 horas, acompanhada de micropoliadenopatia cervical lateral, e ao exame tem estado geral regular, com coriza nasal hialina, mas apresenta exsudato em orofaringe esbranquiçado em região de tonsilas palatinas. No que se refere ao tratamento desses dois pacientes, assinale a conduta mais adequada.
Quais as articulações mais frequentemente afetadas na Artrite Reumatoide?
Assinale a alternativa correta em relação à icterícia fisiológica do recém-nascido:
Compartilhar