Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Infectologia

Nefrologia

Veja se as frases que estão corretas ou incorretas e escolha a alternativa adequada: - A causa mais comum de insuficiência renal aguda é a pré-renal que ocorre quando há hipoperfusão renal; - Respiração de Cheyne Stokes é comum na insuficiência cardíaca avançada e é usualmente associada a baixo débito cardíaco; - Albumina sérica é sintetizada exclusivamente pelos hepatócitos; - Doença cardíaca a principal causa de óbito em pacientes hipertensos; - Importante perda de peso que é desproporcional ao grau de disfagia é altamente sugestiva de carcinoma de esôfago; - Acredita-se que a dor na pericardite é originada pela inflamação da pleura parietal adjacente, já que a maior parte do pericárdio é insensível à dor ; - O PSA (antígeno prostático específico) é produzido por epitélio maligno bem como pelo sadio, portanto é próstata/específico e não câncer/específico, podendo ter nível sérico elevado na prostatite, hipertrofia prostática benigna e no câncer prostático; - Espasmo esofagiano pode ocorrer na presença ou ausência de refluxo ácido e origina dor opressiva indistinguível da angina pectoris.

A
uma frase é incorreta e as demais corretas.
B
duas frases são incorretas e as demais corretas.
C
todas estão corretas.
D
três frases são incorretas e as demais corretas.
Homem trabalhador rural, 68 anos de idade, apresenta baixa acuidade visual progressiva, bilateral, para longe, há 9 meses, sendo mais pronunciada no olho direito. Refere que sua visão para perto melhorou sem correção nesse período. É tabagista 22 anos/maço e nega qualquer doença sistêmica. Quais são, respectivamente, a hipótese diagnóstica, o tipo da lesão e o fenômeno presente no caso?
A respeito da neoplasia de pâncreas, é correto afirmar:
Em relação às doenças ocupacionais, quais são as substâncias e os agentes causadores de aplasia medular?
Uma mulher de 37 anos, sem comorbidades, procura unidade de pronto atendimento relatando início súbito de forte dor em membro inferior direito. Exame físico revela taquicardia e palidez distal no joelho direito, com temperatura fria ao toque e ausência do pulso pedioso. Não há alterações ao exame do membro inferior esquerdo. Após fazer o diagnóstico de oclusão arterial aguda, qual dos exames abaixo deve ser solicitado para esclarecimento da causa desse evento?
Compartilhar