Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Pneumologia

No quarto dia de internação, na unidade coronariana, Carlos apresenta dispneia de decúbito. Exame físico: FR 35 irpm, oximetria de pulso SaO2 89%, estertores crepitantes até 1/3 médio de ambos os pulmões, pressão venosa da jugular aumentada, presença de B3, sopro holossistólico (3+/6) em ápice, com irradiação para o bordo esternal esquerdo. A colocação de máscara de oxigênio com reservatório fez a SaO2 aumentar para 91%. O paciente mantém-se desperto cianótico e com pulsos arteriais periféricos de baixa amplitude; FR 35 irpm, PA 125 x 90 mmHg. O traçado do ECG no monitor cardíaco não mostra arritmias. Diante desta situação deve-se, inicialmente:

A
instituir ventilação com pressão positiva.
B
passar balão intra-aórtico.
C
iniciar heparinização plena.
D
administrar inibidor de enzima de conversão.
Analise as afirmativas abaixo e assinale ( V ) para verdadeiro e ( F ) para falso: ( ) Os sopros inocentes geralmente são rudes, com irradiação para a região axilar e não se modificam com manobras como mudanças de posição do paciente. ( ) O sopro de Still tem como características ser musical, vibratório, de intensidade não maior que 3+/6+, e ser o sopro inocente mais comum na faixa etária pediátrica, quando o paciente é examinado apenas em decúbito dorsal. ( ) O sopro venoso é um sopro sisto-diastólico, que desaparece com a compressão da veia jugular. ( ) A B3, para ser considerada fisiológica, deve apresentar variabilidade durante a ausculta, desaparecendo em alguns momentos, o que se evidencia ainda mais se o paciente for colocado sentado ou em posição supina; além disso, a frequência cardíaca deve estar nos limites normais para a faixa etária do paciente. ( ) O desdobramento fixo da B2 na área pulmonar (P2) caracteriza-se por não haver interferência do ciclo respiratório no desdobramento, como ocorre no desdobramento fisiológico, e deve ser considerado sempre patológico, necessitando investigação complementar. ( ) As impulsões do ventrículo direito, quando presentes, caracterizam-se pelo aumento do ictIus cordis, bem como pelo seu rebaixamento e deslocamento para a linha axilar anterior. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, assinalada de cima para baixo.
No paciente politraumatizado, é indicação absoluta de toracotomia na sala de emergência:
Acerca da avaliação e do tratamento de pacientes politraumatizados, julgue o item subsequente. É necessária a avaliação radiológica de toda a coluna vertebral dos pacientes com fratura da coluna cervical, pois cerca de 10% deles apresentam uma segunda fratura.
Uma mulher de 62 anos de idade tem diagnóstico, há mais de 15 anos, de artrite reumatoide e, associadamente, apresenta anemia normocrômica, normocítica e hipoproliferativa associada com diminuição do ferro sérico e da saturação da transferrina, mas com aumento do ferro de depósito. Acerca desse caso e das alterações hematológicas relatadas, julgue o item a seguir. Considerando o tipo mais provável de anemia apresentada pela paciente, os possíveis mecanismos etiofisipatogênicos envolvidos são: resposta medular inadequada diante de secreção inapropriadamente baixa de eritropoetina (EPO), diminuição da resposta da medula óssea à administração de EPO e uma menor oferta de ferro à medula óssea, entre outros.
Compartilhar