Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Vinicius, 45 anos, é empresário e viajará para Manaus a trabalho por 6 meses. Queixa-se de rouquidão pela manhã e azia há 4 anos. Sua mãe contava que ele apresentava episódios de diarreia na infância, acompanhados de distensão abdominal, cólica e assaduras (dermatite) persistentes. Na época foram retirados de sua alimentação o leite e seus derivados, sendo permitido o uso de iogurte. Evoluiu sem sintomas até a adolescência quando abandonou a dieta. Ao exame, físico está eutrófico. Foram prescritos alguns medicamentos sintomáticos e inibidor de bomba de próton (IBP), proposta a investigação diagnóstica e a profilaxia de doenças do viajante. Vinicius está assintomático após um mês de tratamento diário com IBP. A endoscopia digestiva mostra esôfago de Barret e a histopatologia afasta displasia. A esofagomanometria revela pressão normal do esfíncter esofagiano inferior e ausência de distúrbios motores. Em relação ao diagnóstico de Barrett deve-se recomendar:

A
terapia endoscópica ablativa.
B
vigilância ativa com biópsias endoscópicas sequenciais.
C
cirurgia antirrefluxo.
D
esofagectomia.
A depressão é doença frequente, de curso crônico e recorrente. Sobre esse tema, considere as afirmativas a seguir. I. Depressões leves devem ser tratadas com antidepressivos, pois estes apresentam eficácia 4 vezes superior à do placebo. II. Antes de se iniciar um tratamento antidepressivo é importante tentar afastar o diagnóstico de transtorno afetivo bipolar. III. Os antidepressivos tricíclicos têm mais chance de serem prescritos nas doses recomendadas do que os inibidores seletivos da recaptação da serotonina. IV. Diferentes antidepressivos têm eficácia semelhante para a maioria dos pacientes, variando em relação ao perfil de eventos adversos. Assinale a alternativa correta.
Escolar de 11 anos, assintomático, comparece para consulta ambulatorial devido ao diagnóstico recente de tuberculose e infecção pelo HIV em sua mãe. Exame físico normal, cicatriz de BCG realizada ao nascimento. A investigação diagnóstica da criança mostrou sorologia para o HIV negativa, radiografia de tórax normal e prova tuberculínica de 6 mm. Segundo as recomendações atuais para o controle da tuberculose no Brasil, a conduta recomendada para este menino é:
Segundo o teste de triagem do Desenvolvimento de Denver II, uma criança com 12 meses de idade com desenvolvimento adequado já está obrigatoriamente apta a:
Em qual das condições abaixo a probabilidade do paciente apresentar depressão é maior?
Compartilhar