Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Vinicius, 45 anos, é empresário e viajará para Manaus a trabalho por 6 meses. Queixa-se de rouquidão pela manhã e azia há 4 anos. Sua mãe contava que ele apresentava episódios de diarreia na infância, acompanhados de distensão abdominal, cólica e assaduras (dermatite) persistentes. Na época foram retirados de sua alimentação o leite e seus derivados, sendo permitido o uso de iogurte. Evoluiu sem sintomas até a adolescência quando abandonou a dieta. Ao exame físico está eutrófico. Foram prescritos alguns medicamentos sintomáticos e inibidor de bomba de próton (IBP), proposta a investigação diagnostica e a profilaxia de doenças do viajante Vinicius está assintomático após um mês de tratamento diário com IBP. A endoscopia digestiva mostra esôfago de Barret e a histopatologia afasta displasia. A esofagomanometria revela pressão normal do esfíncter esofagiano inferior e ausência de distúrbios motores. A esofagomanometria é exame:

A
importante para determinar o tipo de válvula antirrefluxo mais adequada para o paciente com indicação cirúrgica
B
fundamental na indicação de cirurgia
C
de grande auxílio no diagnóstico de doenças da laringe
D
que tem como achado frequente hipertonia do esfíncter esofagiano inferior nos pacientes com rouquidão
Paciente de 8 anos com tumefação região de ângulo da mandíbula Esquerda. Realizada amilasemia com resultado de 350 U/I (normal até 100). Ao orientar os pais dessa criança, devemos saber que a complicação mais frequente neste caso é:
A passagem de sonda nasogástrica é contraindicada em politraumatizados em qual situação:
Considerando-se a temática do desenvolvimento psicomotor nos 2 primeiros anos de vida, assinale a alternativa CORRETA.
Avalie as assertivas como verdadeiras ou falsas. Em seguida, assinale a alternativa CORRETA. I. Alucinação visual é a percepção deformada de um objeto real e presente. II. O indivíduo que sente que seu intestino está secando, o seu fígado despedaçando, o seu cérebro encolhendo está apresentando alucinações cenestésicas. III. Fabulação é a alteração do pensamento em que o indivíduo fica imaginando uma situação desejada. IV. Não se pode dizer que há diferença entre ansiedade e angústia. V. A impossibilidade de um indivíduo entender uma metáfora ou um pensamento abstrato é uma alteração do pensamento que é chamado “pensamento inibido”.
Compartilhar