Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Infectologia

Vinicius, 45 anos, é empresário e viajará para Manaus a trabalho por 6 meses. Queixa-se de rouquidão pela manhã e azia há 4 anos. Sua mãe contava que ele apresentava episódios de diarreia na infância, acompanhados de distensão abdominal, cólica e assaduras (dermatite) persistentes. Na época foram retirados de sua alimentação o leite e seus derivados, sendo permitido o uso de iogurte. Evoluiu sem sintomas até a adolescência quando abandonou a dieta. Ao exame físico está eutrófico. Foram prescritos alguns medicamentos sintomáticos e inibidor de bomba de próton (IBP), proposta a investigação diagnostica e a profilaxia de doenças do viajante Vinicius está assintomático após um mês de tratamento diário com IBP. A endoscopia digestiva mostra esôfago de Barret e a histopatologia afasta displasia. A esofagomanometria revela pressão normal do esfíncter esofagiano inferior e ausência de distúrbios motores. Com relação à quimioprofilaxia de malária deve-se:

A
vacinar para Plasmodium falciparum e Plasmodium vivax até sete dias antes da viagem
B
contraindicar, independentemente do acesso a serviços de saúde
C
informar ao paciente sobre proteção individual e os riscos de efeitos colaterais e de resistência à medicação
D
indicar, independentemente do tempo de estadia e do acesso a serviços de saúde
Todas as cardiopatias congênitas abaixo podem ser classificadas como cardiopatias cianóticas, EXCETO:
Uma criança de 3 anos vinda de uma comunidade que não usa vacina em seus filhos, chega a emergência com breve história de dor de garganta, dor a deglutição, febre alta e estridor inspiratório, dando a impressão de toxemia, inclinando a cabeça para diante e não consegue deglutir as secreções. Qual a sua conduta:
Lactente de 67 dias de vida aguarda cariograma para confirmar diagnóstico de trissomia do cromossomo 21 e tem, na sua forma total, diagnóstico ecocardiográfico da cardiopatia congênita mais encontrada nesta síndrome. As anormalidades no exame físico, decorrentes da cardiopatia, mais esperadas são:
Homem, 38 anos de idade, é admitido no pronto atendimento com mal-estar caracterizado como dispneia, sensação de morte iminente, parestesia perioral, taquicardia e sudorese. Teve mais três episódios similares nos últimos dois meses, tendo sido atendido em emergências e liberado. Nega tabagismo, bebe eventualmente aos fins de semana. Nega hipertensão ou diabetes. Ao exame físico, TA 130 X 80 mmHg, PR: 110 bpm cheio e rítmico, FR: 30 ipm, profundas. Glicemia capilar: 89 mg/dl. Saturação de O² ao ar ambiente 98%. ECG: taquicardia sinusal. Com relação ao quadro apresentado, é falso afirmar:
Compartilhar