Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Infectologia

Vinicius, 45 anos, é empresário e viajará para Manaus a trabalho por 6 meses. Queixa-se de rouquidão pela manhã e azia há 4 anos. Sua mãe contava que ele apresentava episódios de diarreia na infância, acompanhados de distensão abdominal, cólica e assaduras (dermatite) persistentes. Na época foram retirados de sua alimentação o leite e seus derivados, sendo permitido o uso de iogurte. Evoluiu sem sintomas até a adolescência quando abandonou a dieta. Ao exame físico está eutrófico. Foram prescritos alguns medicamentos sintomáticos e inibidor de bomba de próton (IBP), proposta a investigação diagnostica e a profilaxia de doenças do viajante Vinicius está assintomático após um mês de tratamento diário com IBP. A endoscopia digestiva mostra esôfago de Barret e a histopatologia afasta displasia. A esofagomanometria revela pressão normal do esfíncter esofagiano inferior e ausência de distúrbios motores. Com relação à quimioprofilaxia de malária deve-se:

A
vacinar para Plasmodium falciparum e Plasmodium vivax até sete dias antes da viagem
B
contraindicar, independentemente do acesso a serviços de saúde
C
informar ao paciente sobre proteção individual e os riscos de efeitos colaterais e de resistência à medicação
D
indicar, independentemente do tempo de estadia e do acesso a serviços de saúde
Em relação ao tema Anemia Hemolítica AutoImune, assinale a alternativa correta.
A.P.L. 30 anos, primigesta, realizou ultras­sonografia na 12ª semana de gestação que evidenciou feto único com 2,8 mm de translucência nucal. Os seguintes exames propedêuticos poderiam contribuir no seguimento dessa gestação, EXCETO:
Dentre os anestésicos inalatórios atualmente em uso no Brasil, o que tem o menor índice de metabolismo no organismo é o:
Pacientes com criptorquidia devem ser submetidos a tratamento cirúrgico:
Compartilhar