Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Elis nasceu há 40 dias de parto normal, sem intercorrências, com 2710 g. Recebe aleitamento materno exclusivo e em livre demanda, acorda duas a três vezes à noite para mamar e os pais têm que permanecer cerca de uma hora com a criança dormindo no colo, em pé, para que arrote. Exame físico: bom estado geral, ativa, peso 3.830 g. O pediatra diz que se trata de refluxo gastroesofágico:

A
mas só pode confirmá-lo depois de exame radiográfico com contraste
B
e solicita estudo por pHmetria
C
porque não houve ganho ponderal satisfatório
D
porque a anamnese e exame clínico são suficientes para firmar o diagnóstico
Um menino de 7 anos e 2 meses consulta com queixas de dor de garganta, dor abdominal e febre. Ao exame físico, apresenta temperatura axilar de 38,9°C; rash cutâneo não pruriginoso, principalmente em tronco, membros superiores e face, poupando a região perioral; tonsilas palatinas recobertas por exsudato branco-amarelado e intensa hiperemia orofaríngea e no dorso da língua; adenomegalias dolorosas em cadeia cervical D. e submandibular. Tal quadro tem evolução de mais de 48 horas. A prescrição recomendada pelo Ministério da Saúde nessa situação é:
Assinale a alternativa incorreta sobre as Convulsões Febris:
Sobre o câncer colorretal é CORRETO afirmar:
Mãe leva sua filha, com um mês de vida, para consulta na Unidade Básica de Saúde. Relata que a filha foi submetida aos exames de triagem neonatal e está em aleitamento materno exclusivo, com calendário vacinal em dia. A criança nasceu de parto vaginal, a termo, com 3000g, Apgar 7 e 9. A mãe queixa-se que a filha, há três semanas, está chorando muito, quase todos os dias, no início da noite. Informa também que a criança apresenta muitas evacuações ao dia, com fezes semi-pastosas, de coloração amarelada. Na consulta realizada com 10 dias de vida o peso da criança foi de 2990g. Hoje, na consulta, pesou 3550g. Diante desse quadro clínico, assinale a alternativa que contém o diagnóstico e a conduta para essa criança.
Compartilhar