Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Vinícius, 45 anos, é empresário e viajará para Manaus a trabalho por 6 meses. Queixa-se de rouquidão pela manhã e azia há 4 anos. Sua mãe contava que ele apresentava episódios de diarreia na infância, acompanhados de distensão abdominal, cólica e assaduras (dermatite) persistentes. Na época foram retirados de sua alimentação o leite e seus derivados, sendo permitido o uso de iogurte. Evoluiu sem sintomas até a adolescência quando abandonou a dieta. Ao exame físico está eutrófico. Foram prescritos alguns medicamentos sintomáticos e inibidor de bomba de próton (IBP), proposta a investigação diagnóstica e a profilaxia de doenças do viajante. Vinicíus permaneceu quatro meses em viagem e retorna antecipadamente com fadiga, febre elevada e dor articular intensa, calor e edema em joelho direito, tornozelo direito, dorso do pé e punho esquerdo, além de lombalgia, há uma semana. Deambulava com grande dificuldade e havia recebido diagnóstico de tendinite do Aquileu bilateral. Ao retornar, revela ao médico ter tido relações sexuais sem preservativos com uma colega de trabalho, durante a viagem, seguida, algumas semanas após, de disúria autolimitada. O médico recomenda que Vinícius faça contato com a colega para que ela procure orientação médica. A conduta indicada para ela é:

A
fluconazol.
B
metronidazol.
C
sulfametoxazol + trimetropim.
D
azitromicina.
Um grupo de pessoas apresentou quadro de diarreia aquosa, náuseas, vômitos e dor abdominal em cólica duas horas após participarem de um evento onde foram servidos hambúrgueres, salada e maionese. O agente etiológico mais provável é:
Paciente de 30 anos de idade, portador de hérnia inguinal é internado no dia 01/12 para tratamento cirúrgico de hérnia inguinal. No dia da cirurgia é realizada tricotomia na região inguinal e encaminhado ao centro cirúrgico, porém a cirurgia é suspensa por falta de água e remarcada para o dia 04/12. A operação é realizada em 2 horas e o fio usado para reforço ou fechamento da aponeurose foi polipropileno. Não foi usado antibiótico profilático. No 5º PO desenvolveu infecção de sítio cirúrgico superficial. Qual dos fatores abaixo relacionados NÃO contribuiu para o desenvolvimento da infecção.
Paciente submetida à colecistectomia videolaparoscópica, na qual houve perfuração acidental da vesícula e extravasamento de bile na cavidade. A cavidade foi lavada com soro fisiológico. No pós-operatório, queixa-se de dor de forte intensidade no ombro direito. A causa mais provável da dor é:
Os marcadores tumorais abaixo relacionados são importantes para o seguimento do câncer de ovário, cólon e pâncreas, RESPECTIVAMENTE:
Compartilhar