Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hematologia

Ortopedia

Ortopedia

Vinicius, 45 anos, é empresário e viajará para Manaus a trabalho por 6 meses. Queixa-se de rouquidão pela manhã e azia há 4 anos. Sua mãe contava que ele apresentava episódios de diarreia na infância, acompanhados de distensão abdominal, cólica e assaduras (dermatite) persistentes. Na época foram retirados de sua alimentação o leite e seus derivados, sendo permitido o uso de iogurte. Evoluiu sem sintomas até a adolescência quando abandonou a dieta. Ao exame físico está eutrófico. Foram prescritos alguns medicamentos sintomáticos e inibidor de bomba de próton (IBP), proposta a investigação diagnóstica e a profilaxia de doenças do viajante. O uso prolongado de IBP aumenta a incidência de:

A
tumor carcinoide
B
anemia megaloblástica
C
fraturas de quadril
D
miocardiopatia
São critérios diagnósticos para distúrbio autista: I - Falta de reciprocidade social ou emocional; II - Falta ou atraso do desenvolvimento da linguagem, não compensada por outros meios (apontar, usar mímica); III - Preocupação excessiva, em termos de intensidade ou de foco, com interesses restritos e estereotipados; IV - Preocupação persistente com partes de objetos.
Em pacientes pediátricos, qual o agente etiológico mais frequente em pneumonia com derrame pleural?
As leucemias são neoplasias do sistema hematopoiético, que diferem de acordo com o tempo de duplicação celular e envolvimento da medula óssea em doenças agudas e crônicas. Sobre as leucemias agudas, assinale a alternativa INCORRETA:
Em princípio, NÃO tem indicação de toracotomia de emergência:
Compartilhar