Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Visando investigar as 2 causas mais frequentes de infertilidade conjugal em nosso meio, quais exames devem ser solicitados?

A
Espermograma + biópsia de endométrio.
B
Histerossalpingografia + espermograma.
C
Teste pós-coito + histerossalpingografia.
D
Biópsia de endométrio + teste pós-coito.
E
Ultrassonografia pélvica.
Um menino de 5 meses, eutrófico, recebendo aleitamento materno com exclusividade, é trazido à unidade básica de saúde por dores abdominais intensas, progressivas e intercaladas com períodos de acalmia. Ao exame físico, está afebril, hidratado, pálido, com distensão abdominal, ruídos hidroaéreos aumentados difusamente e sem visceromegalias. Suas fezes são acompanhadas de muco e raios de sangue. O diagnóstico mais provável, nesse caso, é:
Nas novas diretrizes da reanimação cardiorrespiratória da criança (2015) podemos afirmar que:
Um homem com 70 anos de idade, hipertenso, foi atendido em uma Unidade de Emergência com quadro de bexigoma e infecção urinária, quando foi feita a passagem de sonda vesical de demora e iniciada antibioticoterapia. Após remissão completa do quadro infeccioso, o paciente foi internado no serviço de urologia de um hospital universitário para realização de ressecção transuretral de próstata. Ao ser submetido à avaliação pré-anestésica, informa, na anamnese, ser portador de marca-passo cardíaco, mas não sabe identificar o modelo e nem possui o cartão de usuário de marca-passo. O paciente informa ainda fazer uso regular de ácido acetilsalicílico (100 mg/dia). Com base nessas informações, qual deve ser a conduta subsequente da equipe médica assistente, anestesista e cirurgião, tendo em vista a realização de uma cirurgia segura?
Sobre a conjuntiva do globo ocular, analise as afirmativas abaixo: I - Constitui um tecido liso, flexível e avascularizado, que tem como função principal servir de barreira contra agressões exógenas, inclusive micro-organismos; II - É uma membrana mucosa que reveste o globo ocular em sua superfície anterior e as pálpebras, superior e inferior, nas suas superfícies posteriores; III - é um reservatório da secreção lacrimal e permite movimentação do globo ocular sem que o atrito entre em sua superfície lisa e a córnea cause dano para a mesma; IV - Nas conjuntivites virais, o infiltrado celular é tipicamente de polimorfonucleares neutrófilos. Está CORRETO o que se afirma em:
Compartilhar