Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Vítima de ferimento por arma de fogo, com orifício de entrada na parede anterior do hemitórax direito, no quinto espaço intercostal (EID), é admitida em Unidade de Emergência. Após estudo radiológico, que revela hemopneumotórax, recebe toracostomia pelo sexto EID. Continua com drenagem de ar e sangue, indicativas de toracotomia, que mostra ferida de cerca de 2 cm bem no meio do lobo médio. Neste caso, o procedimento cirúrgico mais indicado será realizar:

A
sutura em U nas bordas da ferida.
B
lobectomia média videolaparoscópica.
C
trajetotomia e ligadura de vasos e bronquíolos.
D
lobectomia médio-inferior aberta com bitoracostomia.
Diante do nascimento de um RN com líquido amniótico meconial, assinale a alternativa correta. (MANUAL DE REANIMAÇÃO NEONATAL SBP)
A síndrome caracterizada pela hemissecção medular, levando à perda da sensibilidade dolorosa e térmica contralateral e da função motora ipsilateral:
Em relação às situações de violência contra crianças e adolescentes: l. Crianças e adolescentes maltratadas apresentam sempre sinais físicos de violência cabendo ao médico apenas reconhecê-las. II. Raquitismo, escorbuto e sífilis congênita devem entrar no relatório diferencial quando há suspeita de violência. III. O acompanhamento do pré-natal pelo pai é um fator protetor contra violência na infância. Quais afirmações estão corretas?
É CORRETO afirmar em relação ao quadro clínico do Transtorno Depressivo Maior: I - São critérios fundamentais para o seu diagnóstico: humor deprimido e/ou falta de interesse e motivação e anedonia. II - Delírios de culpa e de ruína podem fazer parte do quadro clínico da depressão psicótica. III - Sintomas de irritação, mau humor, não fazem parte do quadro de depressão.
Compartilhar