Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Vítima de ferimento por arma de fogo, com orifício de entrada na parede anterior do hemitórax direito, no quinto espaço intercostal (EID), é admitida em Unidade de Emergência. Após estudo radiológico, que revela hemopneumotórax, recebe toracostomia pelo sexto EID. Continua com drenagem de ar e sangue, indicativas de toracotomia, que mostra ferida de cerca de 2 cm bem no meio do lobo médio. Neste caso, o procedimento cirúrgico mais indicado será realizar:

A
sutura em U nas bordas da ferida.
B
lobectomia média videolaparoscópica.
C
trajetotomia e ligadura de vasos e bronquíolos.
D
lobectomia médio-inferior aberta com bitoracostomia.
A febre amarela e a dengue são doenças cujas estruturas epidemiológicas apresentam semelhanças. A respeito desses agravos, julgue o próximo item. A febre amarela silvestre é clinicamente mais grave que a febre amarela urbana.
De acordo com o calendário de vacinação da criança de 2008, preconizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, é correto afirmar que:
Uma menina de 10 meses de idade apresenta pobre ganho ponderal, tosse persistente e uma história de pneumonias de repetição (três eventos nos últimos quatro meses). Sua mãe relata que as fezes da menina são muito grandes e com odor muito fétido. Considerando a melhor hipótese diagnóstica, o procedimento propedêutico mais apropriado é:
Uma criança de dois anos de idade apresenta palidez mucosacutânea (++/4+) e é solicitado um hemograma completo, que evidencia uma anemia microcítica. Uma eletroforese de hemoglobina, no seguimento, demonstra um aumento na concentração de hemoglobina A2. Marque a alternativa com o diagnóstico mais provável:
Compartilhar