Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Pediatria Geral

Doenças Respiratórias

Você atende em uma unidade de emergência um adolescente de 16 anos de idade que fez corte na mão enquanto partia tomates num restaurante fastfood. Sua mãe, contactada por telefone, afirma que ele não é imunizado desde os 5 anos de idade, garantindo que as imunizações estavam completas até aquela idade. A escolha mais apropriada para a profilaxia contra o tétano para esse paciente é:

A
Vacina tríplice bacteriana contra difteria, tétano e coqueluche (DPT).
B
Vacina dupla adulto (dT).
C
Imunoglobulina contra o tétano (IGT).
D
dT + IGT.
E
Nada.
Mulher, 27 anos, sofreu queimadura em toda região cervical anterior, há 8 dias, apresenta áreas de segundo grau superficial e profunda. Foi tratada com curativos locais evoluindo com pequenas áreas de epitelização e granulação, sem infecção. A CONDUTA É:
Jovem, 15 anos, há 10 dias queixa-se de mal-estar geral, dor de garganta, febre não medida e gânglios no pescoço. Exame físico: corado, hidratado, eupneico, baço palpável a 2 cm da borda costal esquerda, fígado não palpável e linfonodomegalia cervical simétrica, dolorosa e móvel. Orofaringe: eritema nas amígdalas e petéquias no palato. Assinale a alternativa CORRETA:
Você é chamado para receber um recém-nascido em sala de parto. O obstetra avisa-o de que a idade gestacional é 39 semanas e o líquido amniótico é meconial espesso, parecendo uma “sopa de ervilhas”. Ao receber o RN, logo após o clampeamento do cordão, você percebe que ele está chorando, se movimentando e com pulso do cordão umbilical de 130 bpm. Ao colocar o RN na mesa de reanimação, sob calor radiante, a sequência correta quanto à conduta é:
Você está reanimando um recém-nascido na sala de parto. Na história obstétrica destaca-se o fato de ser um neonato de 37 semanas, mãe hipertensa, com descolamento prematuro de placenta e cesárea de urgência. Após os passos iniciais da reanimação, o bebê apresentava apneia e frequência cardíaca de 50 batimentos por minuto. Nesse momento, você deve
Compartilhar