Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Pediatria Geral

Doenças Respiratórias

Você atende em uma unidade de emergência um adolescente de 16 anos de idade que fez corte na mão enquanto partia tomates num restaurante fastfood. Sua mãe, contactada por telefone, afirma que ele não é imunizado desde os 5 anos de idade, garantindo que as imunizações estavam completas até aquela idade. A escolha mais apropriada para a profilaxia contra o tétano para esse paciente é:

A
Vacina tríplice bacteriana contra difteria, tétano e coqueluche (DPT).
B
Vacina dupla adulto (dT).
C
Imunoglobulina contra o tétano (IGT).
D
dT + IGT.
E
Nada.
Criança de 05 anos de idade já apresentou 05 episódios de pneumonia a partir dos 03 anos de idade; as radiografias anteriores mostram área de consolidação sempre em lobo médio. Mãe relata que a criança tem tosse seca persistente, às vezes produtiva, febril e com broncoespasmo leve. A radiografia de tórax revela a mesma imagem. Qual o provável diagnóstico, baseado nestas informações?
A mononucleose infecciosa é a síndrome clínica mais bem conhecida causada pelo vírus Epstein-Barr (EBV). Tendo em vista essa assertiva, indique a resposta correta.
A parotidite pode ocorrer em pacientes cirúrgicos, principalmente em indivíduos idosos desidratados. O tratamento deve ser direcionado no sentido de reidratação, estimulação da salivação e administração de antibióticos contra o agente etiológico mais comum, conhecido como:
Dificuldade respiratória, cianose e episódios repetidos de pneumonia em criança sugerem a presença de:
Compartilhar