Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

Pediatria Geral

Doenças Respiratórias

Você atende um escolar de 7 anos com história de 10 dias de tosse inicialmente seca, que progride para tosse em acessos com expectoração esbranquiçada. É acompanhada, ainda, de febre persistente, anorexia e astenia nos últimos 4 dias. No primeiro dia de febre, por conta própria, a genitora iniciou amoxacilina em doses habituais. Como a febre e tosse persistiram, a mãe resolveu procurar atenção médica. É uma criança previamente hígida, sem antecedentes pessoais dignos de nota. Tem um irmão que apresentou quadro semelhante há 1 mês. Ao exame, estado geral regular, discretamente dispneico, febril, hidratado, acianótico, ausculta cardíaca normal, respiratória com MV diminuído em 1/3 inferior direito com estertores finos, tiragem intercostal discreta e FR = 32 ipm. Ainda há discreto exantema macular em tronco. Qual a conduta correta para esse caso?

A
Manter a amoxacilina, dobrando a dose, pois se trata de um escolar, e o agente mais provável é um S. pneumoniae resistente.
B
Reinvestigar: solicitar radiografia de tórax, se constatar que não há derrame pleural, trocar o antibiótico para amoxacilina com clavulanato de potássio, pois o agente provável deve ser o H. influenzae tipo B.
C
Reinvestigar: solicitar radiografia de tórax, se constatar que não há derrame pleural; solicitar também hemograma, hemocultura; pesquisa para Mycoplasma pneumoniae e trocar antibiótico para um macrolídeo.
D
Reinvestigar: solicitar radiografia de tórax e teste tuberculínico devido à possibilidade de tuberculose pulmonar, uma vez que há irmão com história semelhante.
E
Manter a conduta, pois, devido à presença do exantema, a pneumonia deve estar associada a um agente viral.
Na correção Endovascular de aneurisma de aorta abdominal infrarrenal de 06 cm de diâmetro em um paciente de 64 anos do sexo masculino, hipertenso e diabético, observamos no intra-operatório a presença fluxo retrógrado por vias colaterais como artérias lombares, mesentérica inferior ou hipogástricas para dentro do saco aneurismático. Classificamos este vazamento como:
Paciente portador de sangramento retal comparece ao Hospital Escola Luiz Gioseffi Jannuzzi para realização de colonoscopia. A opção incorreta é:
Quanto ao câncer de cólon, assinale o correto:
Fazem parte dos critérios diagnósticos para delirium, EXCETO:
Compartilhar