Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

Pediatria Geral

Doenças Respiratórias

Você atende um escolar de 7 anos com história de 10 dias de tosse inicialmente seca, que progride para tosse em acessos com expectoração esbranquiçada. É acompanhada, ainda, de febre persistente, anorexia e astenia nos últimos 4 dias. No primeiro dia de febre, por conta própria, a genitora iniciou amoxacilina em doses habituais. Como a febre e tosse persistiram, a mãe resolveu procurar atenção médica. É uma criança previamente hígida, sem antecedentes pessoais dignos de nota. Tem um irmão que apresentou quadro semelhante há 1 mês. Ao exame, estado geral regular, discretamente dispneico, febril, hidratado, acianótico, ausculta cardíaca normal, respiratória com MV diminuído em 1/3 inferior direito com estertores finos, tiragem intercostal discreta e FR = 32 ipm. Ainda há discreto exantema macular em tronco. Qual a conduta correta para esse caso?

A
Manter a amoxacilina, dobrando a dose, pois se trata de um escolar, e o agente mais provável é um S. pneumoniae resistente.
B
Reinvestigar: solicitar radiografia de tórax, se constatar que não há derrame pleural, trocar o antibiótico para amoxacilina com clavulanato de potássio, pois o agente provável deve ser o H. influenzae tipo B.
C
Reinvestigar: solicitar radiografia de tórax, se constatar que não há derrame pleural; solicitar também hemograma, hemocultura; pesquisa para Mycoplasma pneumoniae e trocar antibiótico para um macrolídeo.
D
Reinvestigar: solicitar radiografia de tórax e teste tuberculínico devido à possibilidade de tuberculose pulmonar, uma vez que há irmão com história semelhante.
E
Manter a conduta, pois, devido à presença do exantema, a pneumonia deve estar associada a um agente viral.
O rastreamento primário de problemas relacionados ao uso de álcool deve ser feito em consulta de rotina, principalmente através do questionário CAGE (Cut down Annoyed Guilty Eye-opener Questionnaire). Sobre o CAGE, relacione corretamente as perguntas do questionário com as palavras-chave em inglês: 1. O (A) Sr. (a) costuma beber pela manhã para diminuir o nervosismo ou a ressaca? 2. As pessoas o (a) aborrecem porque criticam o seu modo de beber? 3. O (A) Sr. (a) se sente culpado (a) (chateado consigo mesmo) pela maneira como costuma beber? 4. Alguma vez o (a) Sr. (a) sentiu que deveria diminuir a quantidade de bebida ou parar de beber? A. Cut down (diminuir). B. Annoyed (aborrecido). C. Guilty (culpa). D. Eye-opener (abrir os olhos).
Paciente do sexo masculino, 31 anos, dá entrada às 20hs de uma quinta-feira na emergência do HRMS vítima de ferimento por arma branca (faca), tendo a agressão ocorrido na tarde de quarta-feira. Após a avaliação inicial, foi constada a penetração para cavidade abdominal e indicado laparotomia exploradora. No ato cirúrgico, foram encontradas moderada quantidade de sangue livre na cavidade, lesão hepática grau II não sangrante e múltiplas lesões transfixantes de intestino delgado. Com relação ao caso, assinale a opção CORRETA:
Recém-nascido, a termo, filho de mãe diabética, parto vaginal, apgar 9/10 com bolsa rota há 3 dias. Líquido amniótico normal. Mãe não apresentava febre e tinha hemograma normal. Inicia quadro de hipoatividade e déficit de sucção com 48h de vida. Apresentava glicemia 50 mg/dl. Hemograma com 20.000 leucócitos com relação J/T de 0,20. Plaquetas 100.000 e presença de granulações tóxicas nos neutrófilos. A conduta neste paciente deve incluir:
São exemplos de cardiopatias congênitas cianóticas:
Compartilhar