Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Você atende um recém-nascido na sala de parto e suspeita de síndrome de Dowm. Assinale abaixo qual alteração não estará associado com esta patologia:

A
Face achatada.
B
Epicanto.
C
Protusão de língua.
D
Prega palmar única.
E
Hipertonia muscular.
Criança de cinco meses, sexo masculino, é levada para consulta de puericultura de rotina, com mãe muito preocupada com o desenvolvimento de seu filho que não está com sustento cervical completo e que o filho da vizinha de quatro meses já está todo “durinho”. O pediatra então colhe a história da criança que mostra uma gestação com seis consultas, sorologias da gestante normais e que, com 24 semanas de gestação, a gestação tornou-se de alto risco devido à hipertensão arterial da gestante e que, com 28 semanas, foi necessária a realização de cesariana devido ao descontrole da hipertensão arterial. No relatório da maternidade, mostrou que o RN ficou em ventilação mecânica por quatro dias, recebeu surfactante, teve sepse presumida tratada por 10 dias, avaliação de retina normal e ultrassom transfontanelar normal. No exame do pediatra da puericultura, foi notado um PC: 38 cm, sustento cervical incompleto, sorriso social, tônus adequado, reflexos primitivos todos presentes e criança acompanhava com olhar estímulo de luz nas quatro direções. Frente ao não sustento cervical nessa criança de cinco meses, qual a melhor conduta?
A base do tratamento medicamentoso para as formas graves dos distúrbios de ansiedade, como transtorno do pânico, é:
Dadas afirmativas que seguem: I- Sintomas como cefaleia, vômitos, convulsões, perda de consciência e ptose palpebral são alguns sintomas de um possível aneurisma cerebral. II- Aterotrombose e aterosclerose na artéria carótida externa podem levar a um acidente vascular encefálico (ou acidente vascular cerebral). III- A retina funcionalmente está dividida em nove camadas sendo uma delas composta por corpos celulares de neurônio unipolares. IV- O estrabismo é um “desbalanceamento” existente na inervação responsável pela motricidade dos músculos extrínsecos dos olhos, podendo a causa deste problema ser genética. V- A criança que nasce com glaucoma ou que desenvolve o glaucoma nos primeiros anos de vida, geralmente apresenta sintomas característicos, como olhos embaçados, sensibilidade à luz, lacrimejamento excessivo, globo ocular aumentado e córnea grande e opaca. Está(ão) correta(s)
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta a seguir. Paciente do sexo masculino, 55 anos de idade, portador de hipertensão arterial (enalapril 10 mg/dia), diabetes melito (glimepirida 2 mg/dia) e transtorno bipolar (lítio 300 mg/dia e imipramina 100 mg/dia), é trazido por familiares à emergência hospitalar devido a agitação, alucinações, tremores, rubor, mioclonias e taquipneia. Qual o diagnóstico mais provável?
Compartilhar