Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Você atende uma gestante cujo filho mais novo foi diagnosticado como tendo varicela. Ela nega que tenha tido a doença quando criança, vacinação anterior ou contato com alguém doente anteriormente. Qual conduta de vigilância epidemiológica indicada neste caso?

A
Afastar a criança da mãe, a fim de evitar a síndrome da varicela congênita.
B
Indicar soro-vacinação para a mãe.
C
Indicar imunoglobulina para a mãe.
D
Apenas observar a evolução clínica da gestante.
No que se refere à importância do aleitamento materno para a saúde do recém-nascido, identifique a alternativa correta.
Com relação aos reflexos no período neonatal, assinale a alternativa correta:
Mulher de 70 anos apresentou lesão ulcerada com 5 cm de diâmetro na grande curvatura do corpo gástrico. O exame anatomopatológico revelou adenocarcinoma com células em anel de sinete. Exames de estadiamento não demonstraram doença metastática. Avaliação clínica pré-operatória mostrou baixo risco cirúrgico. Qual a conduta mais adequada?
Um jovem de 18 anos sofreu trauma cranioencefálico após queda de 4 m de altura. Chega ao pronto-socorro imobilizado em prancha rígida, com colar cervical e máscara de oxigênio com 10 L/minuto. Não tem secreções em via aérea e a satO2 é 100%. A ausculta pulmonar mostra murmúrio vesicular presente bilateralmente. Não tem sangramento externo. PA = 120 × 80 mmHg. Pulso: 90 batimentos por minuto. Glasgow: 6. Midríase à direita, com equimose periorbitária bilateral. Em relação ao atendimento inicial deste paciente:
Compartilhar