Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Você atende uma gestante cujo filho mais novo foi diagnosticado como tendo varicela. Ela nega que tenha tido a doença quando criança, vacinação anterior ou contato com alguém doente anteriormente. Qual conduta de vigilância epidemiológica indicada neste caso?

A
Afastar a criança da mãe, a fim de evitar a síndrome da varicela congênita.
B
Indicar soro-vacinação para a mãe.
C
Indicar imunoglobulina para a mãe.
D
Apenas observar a evolução clínica da gestante.
Homem de 65 anos foi internado para avaliação de disfagia progressiva. A endoscopia digestiva revelou lesão vegetante no terço médio do esôfago, e o exame anatomopatológico da lesão, carcinoma epidermoide de esôfago. Exames de imagem e de medicina nuclear não mostraram metástases à distância. A dosagem de cálcio sérico foi de 12mg/dl (VR: 8,4 - 10,5 mg/dl). Qual a causa mais provável para a alteração deste resultado laboratorial?
Considere as assertivas abaixo em relação a demências. I- Os sinais mais precoces da demência devido à doença degenerativa podem ser tão sutis que passam despercebidos por grande parte dos médicos; II- Comumente, esquecimento é um sintoma que se manifesta nas fases intermediárias das doenças que causam demência; III- Como regra, os pacientes têm pouca ou nenhuma consciência das mudanças que neles ocorrem (há falta de insight). Quais são corretas?
São complicações de tireoidectomia, exceto:
São funções do fígado no metabolismo dos carboidratos, exceto:
Compartilhar