Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Você atende uma gestante cujo filho mais novo foi diagnosticado como tendo varicela. Ela nega que tenha tido a doença quando criança, vacinação anterior ou contato com alguém doente anteriormente. Qual conduta de vigilância epidemiológica indicada neste caso?

A
Afastar a criança da mãe, a fim de evitar a síndrome da varicela congênita.
B
Indicar soro-vacinação para a mãe.
C
Indicar imunoglobulina para a mãe.
D
Apenas observar a evolução clínica da gestante.
A sífilis congênita é considerada um dos marcadores da boa assistência dos serviços de saúde, mas, nos casos em que o acompanhamento da gestante é carente, é importante a atenção ao recém-nascido. Quanto à clínica da doença no recém-nascido, assinale a alternativa incorreta.
No atendimento ao paciente de trauma grave, a primeira medida é a obtenção de via aérea adequada. Neste aspecto, critérios de indicação de acesso devem ser observados. Nesse sentido, selecione a alternativa correta.
Um médico generalista ao consultar um paciente queixando-se de tristeza e apatia, percebe que o mesmo estaria passando por uma crise definida como Síndrome do Ninho Vazio, que possivelmente justificaria tal quadro. Em relação a esta Síndrome, pode-se considerar correta aquela que a define como:
Paciente do sexo masculino, 21 anos, procura o ambulatório de cirurgia geral devido a abaulamento em região inguinal direita diagnosticado durante exame físico de rotina. Nega queixas significativas na região. Ao exame físico apresenta abaulamento com conteúdo redutível a pressão externa e com exteriorização durante manobra de Valsava na região inguinal direita. Refere ser tabagista 5 maços/ano, sem cirurgias prévias. Em relação à hérnias umbilicais, é correto afirmar que:
Compartilhar