Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Pediatria

Doenças Respiratórias

Você avaliou uma criança do sexo masculino de 11 meses, recebendo leite de vaca desde os 2 meses, com o seguinte quadro clínico: infecções recorrentes, geralmente por bactérias capsuladas (otites, pneumonias), eczema, sibilância de repetição, história de sangramento quando foi submetido a postectomia e episódios de diarreia com sangue. O hemograma revela trombocitopenia com plaquetas diminuídas no seu tamanho. O seu diagnóstico para essa criança é:

A
asma e eczema.
B
alergia ao leite de vaca.
C
púrpura trombocitopênica.
D
imunodeficiência.
E
doença de von Willebrand.
O neonatologista explicou à mãe a importância do “teste do olhinho”. Com calma, escureceu o ambiente, pediu ao auxiliar que segurasse a bebê e se valeu do oftalmoscópio conforme técnica padronizada. Ao constatar leucocoria (“reflexo do olho gato”), pediu parecer oftalmológico e, nas possíveis etiologias, fez menção a 2 tumores oculares cuja incidência é maior nessa faixa etária. Quais são eles?
Menino de oito meses, com 6 kg, portador de Comunicação Interventricular (CIV), utilizando digital, furosemida e espironolactona, é admitido com febre e intensa taquidispneia. Radiografia de tórax compatível com edema pulmonar e extensa pneumonia de base. É imediatamente colocado em ventilação mecânica. Assinale a alternativa CORRETA.
Para um paciente de 55 anos de idade com diagnóstico tomográfico de um cisto de 4,0 cm no maior diâmetro, classificação de Bosniak III, parcialmente exofítico no polo inferior do rim esquerdo, a conduta mais adequeada é:
A Hérnia de Littré é a presença do:
Compartilhar