Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Você é chamado para atender um recém-nascido na sala de parto. Trata-se de gestante com idade gestacional de 27 semanas, que não realizou pré-natal e que foi admitida em trabalho de parto em período expulsivo. Com relação à sequência correta de atendimento, após o recém-nascido ser recebido em ambiente aquecido, com campos estéreis aquecidos, e ser colocado sob fonte de calor radiante, os passos seguintes são:

A
posicionar a cabeça do recém-nascido em leve extensão cervical - aspirar gentilmente boca e depois narinas - secar o recém-nascido e a seguir remover os campos úmidos - reposicionar a cabeça em leve extensão cervical - avaliar a respiração, frequência cardíaca e cor do recém-nascido.
B
avaliar rapidamente a frequência cardíaca - proceder à intubação traqueal imediata por se tratar de um recém-nascido prematuro extremo.
C
aspirar gentilmente boca e depois narinas - iniciar rapidamente ventilação com pressão positiva com balão e máscara.
D
aspirar gentilmente boca e depois narinas - realizar boletim de Apgar de 1º minuto a fim de decidir necessidade de intubação traqueal.
E
aspirar gentilmente boca e depois narinas - oferecer oxigênio inalatório - encaminhar à Unidade de Terapia Intensiva Neonatal para atendimento especializado.
Para um paciente de 60 anos de idade, assintomático, com diagnóstico tomográfico de um cisto de 3,0 cm no maior diâmetro, classificação de Bosniak II F, parcialmente exofítico no polo inferior do rim esquerdo, a conduta mais adequada é:
As crises convulsivas febris correpondem a um dos problemas neurológicos mais frequentemente observados na população pediátrica, sendo que de 2 a 5% das crianças neurologicamente saudáveis apresentarão pelo menos um episódio durante a infância. Qual das alternativas abaixo constitui uma afirmativa verdadeira sobre tal entidade nosológica?
Grupo de cirurgias no qual está indicada a antibioticoprofilaxia:
Você foi chamado para avaliar um paciente de 4 meses de idade internado por bronquiolite, que apresentava queda de saturação de oxigênio. Ao chegar à unidade de internação, o paciente estava em uso de cateter de O2 nasal com 4 L/min, saturação de O2 = 50%, FC = 110 bpm, FR= 100 irpm, presença de tiragens intercostais e subcostais, uso de musculatura acessória e cianose. Enquanto você pedia ajuda e preparava o material, o paciente evoluiu em parada cardiorrespiratória. Após o ciclo de compressões e ventilações, o caso foi reavaliado e a criança continuava com o mesmo perfil eletrocardiográfico. Assinale a alternativa CORRETA, que apresenta a conduta mais adequada a ser seguida.
Compartilhar