Você é chamado para atender um recém-nascido na sala de parto. Trata-se de gestante com idade gestacional de 27 semanas, que não realizou pré-natal e que foi admitida em trabalho de parto em período expulsivo. Com relação à sequência correta de atendimento, após o recém-nascido ser recebido em ambiente aquecido, com campos estéreis aquecidos, e ser colocado sob fonte de calor radiante, os passos seguintes são:
A
posicionar a cabeça do recém-nascido em leve extensão cervical - aspirar gentilmente boca e depois narinas - secar o recém-nascido e a seguir remover os campos úmidos - reposicionar a cabeça em leve extensão cervical - avaliar a respiração, frequência cardíaca e cor do recém-nascido.
B
avaliar rapidamente a frequência cardíaca - proceder à intubação traqueal imediata por se tratar de um recém-nascido prematuro extremo.
C
aspirar gentilmente boca e depois narinas - iniciar rapidamente ventilação com pressão positiva com balão e máscara.
D
aspirar gentilmente boca e depois narinas - realizar boletim de Apgar de 1º minuto a fim de decidir necessidade de intubação traqueal.
E
aspirar gentilmente boca e depois narinas - oferecer oxigênio inalatório - encaminhar à Unidade de Terapia Intensiva Neonatal para atendimento especializado.
Outras questões
Mulher, com 35 anos de idade, há cerca de 1 ano refere intensa dor pélvica crônica que se acentua durante o período menstrual e melhora com anti-inflamatórios. É tercigesta , teve 3 cesárias e fez laqueadura durante o último parto, há 8 anos.Teve 4 parceiros sexuais no último ano. Ao exame físico, observa-se útero de tamanho normal, retrovertido, pouco móvel e com dor à mobilização do colo. Qual deve ser a primeira hipótese diagnóstica?
Mulher jovem com quadro de corrimento vaginal espesso e purulento, cuja análise microbiológica mostrou a presença de diplococos Gram-negativos agrupados aos pares no interior de leucócitos. Pensando no agente etiológico, qual deve ser o tratamento?
Mulher, com 77 anos de idade, com queixa de perda de urina aos grandes esforços há 10 anos. Há 6 meses começou a ter perda não relacionada ao esforço, durante o dia e a noite em quantidade variável. Ao exame, apresenta o ponto C em +3, ponto Aa em +5 e ponto Ap em -3. Após a realização de estudo urodinâmico, preconiza-se:
O(s) pico(s) da apoptose no tecido mamário ocorre(m):