Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Você é chamado para atender um recém-nascido na sala de parto. Trata-se de gestante com idade gestacional de 27 semanas, que não realizou pré-natal e que foi admitida em trabalho de parto em período expulsivo. Com relação à sequência correta de atendimento, após o recém-nascido ser recebido em ambiente aquecido, com campos estéreis aquecidos, e ser colocado sob fonte de calor radiante, os passos seguintes são:

A
posicionar a cabeça do recém-nascido em leve extensão cervical - aspirar gentilmente boca e depois narinas - secar o recém-nascido e a seguir remover os campos úmidos - reposicionar a cabeça em leve extensão cervical - avaliar a respiração, frequência cardíaca e cor do recém-nascido.
B
avaliar rapidamente a frequência cardíaca - proceder à intubação traqueal imediata por se tratar de um recém-nascido prematuro extremo.
C
aspirar gentilmente boca e depois narinas - iniciar rapidamente ventilação com pressão positiva com balão e máscara.
D
aspirar gentilmente boca e depois narinas - realizar boletim de Apgar de 1º minuto a fim de decidir necessidade de intubação traqueal.
E
aspirar gentilmente boca e depois narinas - oferecer oxigênio inalatório - encaminhar à Unidade de Terapia Intensiva Neonatal para atendimento especializado.
Considere a situação onde você seja um gestor de saúde e esteja planejando ações estratégicas de prevenção e promoção de saúde em sua comunidade. É necessário saber a prevalência dos principais fatores nocivos à saúde. Dentre os fatores nocivos a saúde abaixo, assinale o mais prevalente em grandes cidades do Brasil:
Em atividades de rotina, você e sua equipe concluem o diagnóstico de tuberculose pulmonar em um casal recém-ingresso em um domicílio de sua área de referência. Trata-se dos pais de um recém-nascido. Você inicia o tratamento com tuberculostáticos e paralelamente avaliam os contatos. Em relação à criança, a conduta indicada será:
Ao chegar em uma unidade básica de saúde do Município de Fortaleza para assumir a sua nova função de residente, você toma conhecimento que terá de acompanhar alguns casos de hanseníase que estão em tratamento para estados reacionais. Em relação a essas reações imunológicas na hanseníase, pode-se afirmar que:
A angina de Prinzmetal caracteriza-se:
Compartilhar