Você é chamado para atender um recém-nascido na sala de parto. Trata-se de gestante com idade gestacional de 27 semanas, que não realizou pré-natal e que foi admitida em trabalho de parto em período expulsivo. Com relação à sequência correta de atendimento, após o recém-nascido ser recebido em ambiente aquecido, com campos estéreis aquecidos, e ser colocado sob fonte de calor radiante, os passos seguintes são:
A
posicionar a cabeça do recém-nascido em leve extensão cervical - aspirar gentilmente boca e depois narinas - secar o recém-nascido e a seguir remover os campos úmidos - reposicionar a cabeça em leve extensão cervical - avaliar a respiração, frequência cardíaca e cor do recém-nascido.
B
avaliar rapidamente a frequência cardíaca - proceder à intubação traqueal imediata por se tratar de um recém-nascido prematuro extremo.
C
aspirar gentilmente boca e depois narinas - iniciar rapidamente ventilação com pressão positiva com balão e máscara.
D
aspirar gentilmente boca e depois narinas - realizar boletim de Apgar de 1º minuto a fim de decidir necessidade de intubação traqueal.
E
aspirar gentilmente boca e depois narinas - oferecer oxigênio inalatório - encaminhar à Unidade de Terapia Intensiva Neonatal para atendimento especializado.
Outras questões
Correlacione localização de dor abdominal/sinal ou sintoma com diagnóstico correspondente: Coluna 1: 1. Central/Hipotensão. 2. Hipocôndrio direito/Cólica. 3. Epigástrica/Febre. 4. Fossa ilíaca direita/Náusea. 5. Abdome inferior/Hipovolemia. Coluna 2: ( ) Diverticulite de Meckel. ( ) Colecistite aguda. ( ) Pancreatite aguda. ( ) Aneurisma de aorta abdominal em expansão. ( ) Gestação ectópica rota. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a cardiopatia congênita acianótica mais frequente.
Em relação às hérnias inguinais, é correto afirmar:
Menino de seis anos, branco, sem outras comorbidades, apresenta queixa de dor em virilha e face medial de joelho esquerdo há uma semana. Não se recorda de trauma que justifique a dor. Ao exame não se observa edema nem outros sinais flogísticos, apenas restrição da rotação interna e abdução do quadril esquerdo e marcha claudicante. Na radiografia de quadril observa-se aumento da densidade óssea na cabeça do fêmur. A principal hipótese diagnóstica é: