Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Você é chamado para atender na sala de parto a um recém-nascido a termo, cuja mãe foi submetida à cesárea de emergência após diagnóstico de desproporção céfalo-pélvica. O recém-nascido nasceu hipotônico, cianótico, em apneia e com frequência cardíaca de 40 bpm, e necessitou de intubação traqueal, massagem cardíaca e 1 dose de adrenalina endovenosa para recuperar-se na sala de reanimação. Recebeu escore de Apgar de 1, 3 e 5, respectivamente no 1º, 5º e 10º minutos. Sobre o manejo terapêutico adequado desse recém-nascido na unidade de terapia intensiva neonatal, é correto afirmar:

A
A hiperventilação está formalmente indicada, a fim de reduzir o edema cerebral e melhorar o prognóstico da lesão cerebral no recém-nascido.
B
A infusão de bicarbonato para correção de acidose metabólica deve ser feita de modo criterioso, pelo risco de hipercapnia e de acidose intracelular.
C
A oferta hídrica deve ser liberal, a fim de reduzir o risco de insuficiência renal pré-renal.
D
Se indicado, o anticonvulsivante de primeira escolha para o caso é o diazepam.
E
A oferta de glicose deve ser ajustada, com o objetivo de manter uma glicemia acima de 150 mg/dL, a fim de evitar o risco de hipoglicemia e consequente dano cerebral adicional.
Um paciente do sexo masculino, de quatro anos de idade, com quadro de hanseníase nodular da infância. Epidemiologicamente, trata-se de indivíduo que:
Um homem de 62 anos, com queixa de disfagia, faz endoscopia digestiva alta que revela um tumor no terço médio do esôfago. A biópsia mostra tratar-se de carcinoma de células escamosas e o ultrassom endoscópico sugere uma lesão Sm2 ou Sm3. Não são achadas lesões adicionais por outros métodos de imagem. Conduta mais apropriada, com intenção curativa:
Recém-nascido de três dias de vida apresenta cianose acentuada que melhora com uso de prostaglandina E1. O exame físico revela sopro contínuo em região infraclavicular esquerda, sopro sistólico de regurgitação em área tricúspide e B2 hipofonética em área pulmonar. O ECG mostra um eixo de QRS em -30º além de sobrecarga atrial direita e ventricular esquerda. O diagnóstico mais provável é:
Relacione corretamente os dados maternos com as manifestações clínicas no recém-nascido e assinale a alternativa correta. A) Coxsackie vírus. B) Lúpus eritematoso sitêmico. C) Rubéola. D) Diabetes mellitus. / I. Miocardiopatia hipertrófica. II. Bloqueio atrioventricular total. III. Miocardite congênita. IV. Persistência do canal arterial. (A) A II, B II , C III, D IV. (B) A III, B IV, C I, D II. (C) A III, B II, C IV, D I. (D) A IV, B II, C III, D I. (E) A II, BI, C IV, D III. A sequência numérica correta, de cima para baixo, da coluna da direita, é
Compartilhar