Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Hematologia

Você é chamado para avaliar um homem de 78 anos que vem progressivamente, ao longo dos últimos dois anos, com dificuldade de marcha e paraparesia espástica lentamente progressiva. Queixa-se de parestesias nas mãos e pés e refere que, às vezes ao tossir ou espirrar, sente piora da fraqueza nas pernas e um choque no braço esquerdo. Ao exame nota-se paraparesia espástica, diminuição da sensibilidade vibratória nas pernas, sinal de Romberg, hiper-reflexia nos membros inferiores, cutaneoplantar em extensão bilateralmente, atrofia da musculatura intrínseca das mãos mais à esquerda, diminuição do reflexo bicipital bilateralmente. Ele tem bom estado geral, está corado e anictérico, tem humor diminuído e chora ao ser examinado. A melhor hipótese diagnóstica inicial é:

A
depressão.
B
deficiência de vitamina B12.
C
esclerose lateral amiotrófica.
D
mielopatia espondilítica cervical.
Para destravar o joelho que se encontra em completa extensão a fim de se preparar o movimento de flexão qual/quais músculo (s) é/são requeridos inicialmente para contração dentre as opções abaixo?
Numa criança com suspeita clínica de hepatite viral aguda, os marcadores virais séricos mais apropriados a serem solicitados para definição diagnóstica do agente etiológico, dentre as opções abaixo, são:
Lesão óssea com dor noturna e aliviada com aspirina corresponde usualmente a:
São verdadeiras as afirmações abaixo referentes à cirurgia bariátrica, EXCETO:
Compartilhar