Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Você é médico, em um pequeno município do interior nordestino distante 800 quilômetros de um centro médico de referência. Recebe um chamado para comparecer ao posto de saúde, pois o Senhor Florentino de Jesus caiu do seu jumento, traumatizando a cabeça. HDA: Informa familiar que o paciente após o trauma alternou estados de vigília e perda da consciência. No exame físico observam­se vias aéreas sem sinais de obstrução e ausência de sangramentos, pupila midriática fixa à esquerda, coma, postura de decorticação, decerebração, paresia à direita. RX, fratura linear parietal esquerda. Após instituir medidas como intubação endotraqueal, hiperventilação, agentes desidratantes sem obter estabilização do quadro e observando que o estado do paciente piora rapidamente. Qual a conduta correta a partir deste momento?

A
Transferir imediatamente o paciente na ambulância do município.
B
Fazer a trepanação no lado oposto à pupila midriática.
C
Chamar o SAMU 192.
D
Manter a conduta clínica.
E
Drenar o hematoma no lado oposto ao quadro de paresia.
RN nascido de parto cesariano, pós termo, banhado em mecônio fluido, não chorou ao nascer. Ao exame: Hipotônico, cianose central, apneia e FC de 60 bpm. A conduta imediata a ser realizada é:
Em relação as hepatites virais é correto afirmar que:
Pré-escolar de 9 anos, previamente hígido, iniciou há 5 dias com quadro de amigdalite, sendo prescrito amoxicilina. Há 2 dias houve piora do estado geral, com surgimento de cefaleia, vômitos e rigidez de nuca. Procurou atendimento de urgência, sendo diagnosticada meningite bacteriana e iniciado antibioticoterapia venosa com ceftriaxone. A via de infecção e etiologia mais prováveis do quadro meníngeo são:
É CORRETO afirmar em relação ao quadro clínico do Transtorno Depressivo Maior: I - São critérios fundamentais para o seu diagnóstico: humor deprimido e/ou falta de interesse e motivação e anedonia. II - Delírios de culpa e de ruína podem fazer parte do quadro clínico da depressão psicótica. III - Sintomas de irritação, mau humor, não fazem parte do quadro de depressão.
Compartilhar