Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Você é médico, em um pequeno município do interior nordestino distante 800 quilômetros de um centro médico de referência. Recebe um chamado para comparecer ao posto de saúde, pois o Senhor Florentino de Jesus caiu do seu jumento, traumatizando a cabeça. HDA: Informa familiar que o paciente após o trauma alternou estados de vigília e perda da consciência. No exame físico observam­se vias aéreas sem sinais de obstrução e ausência de sangramentos, pupila midriática fixa à esquerda, coma, postura de decorticação, decerebração, paresia à direita. RX, fratura linear parietal esquerda. Após instituir medidas como intubação endotraqueal, hiperventilação, agentes desidratantes sem obter estabilização do quadro e observando que o estado do paciente piora rapidamente. Qual a conduta correta a partir deste momento?

A
Transferir imediatamente o paciente na ambulância do município.
B
Fazer a trepanação no lado oposto à pupila midriática.
C
Chamar o SAMU 192.
D
Manter a conduta clínica.
E
Drenar o hematoma no lado oposto ao quadro de paresia.
Paciente comparece ao ambulatório de Ginecologia apresentando sintomas compatíveis com climatério, mais ainda não apresenta critérios absolutos para este diagnóstico. Caso o médico julgue necessário, para fazer o diagnóstico laboratorial da falência ovariana, deve ser solicitado primariamente a dosagem sérica de:
Quais os sinais mais frequentes de meningites no período neonatal ?
Um homem de 20 anos corta o lábio superior ao se barbear pela manhã. Um segundo após o corte, a perda de sangue de uma pequena arteríola dérmica do local do trauma é reduzida através de:
Com relação à exposição vertical ao HIV, assinalar a alternativa INCORRETA.
Compartilhar