Questões na prática

Psiquiatria

Você é responsável pelos cudados clínicos prestados a homem de 80 anos, internado com pneumonia e descompensação do diabete melitus. Durante as visitas hospitalares matinais rotineiras você encontra o paciente sonolento e, nas duas últimas noites, você tem recebido telefonemas da enfermeira do turno da noite, relatando que o paciente apresentou agitação ao entardecer, não aceitando os medicamentos ou alimentos por via oral. Sobre o quadro acima, é correto afirmar, EXCETO:

A
É importante afastar hipoxemia, distúrbios hidroeletrolíticos e insuiciência coronariana como causa associadas ao fenômeno.
B
Trata-se de delirium, que também pode se manifestar com sintomas de hipoatividade, apatia, desatenção e alentecimento cognitivo.
C
É mais frequente no paciente desnutrido, com déficit cognitivo ou etilista.
D
Uma estratégia adequada para o manejo do caso é orientar a contensão física do paciente e administrar sedativos benzodiazepínicos
E
Os sintomas causarão aumento da permanência hospitalar e maior risco de morte.
A sinusite nosocomial é uma complicação recentemente diagnosticada no paciente criticamente doente. Sobre isso, assinale a alternativa INCORRETA:
Uma criança de um ano e meio de idade que apresenta uma hérnia umbilical foi levada à consulta de rotina. A mãe da criança está ansiosa e quer tirar dúvidas sobre diagnóstico, conduta e cuidados. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
Uma lactente com oito meses de vida, aparentemente hígida, realizou exames de rotina a pedido de seu pediatra. O exame de urina tipo I colhido por saco coletor revelou: DU 1.030; 25 leucócitos/campo; vinte hemácias por campo; proteínas, substâncias redutoras, corpos cetônicos e urobilinogênio ausentes; sangue oculto ++; e alguns cristais de oxalato de cálcio. Nesse caso hipotético, a conduta correta será
Sobre os tumores sólidos em crianças, qual das afirmativas, a seguir, está incorreta?
Compartilhar