Questões na prática

Psiquiatria

Psiquiatria

Você é responsável pelos cuidados clínicos prestados a homem de 80 anos, internado com pneumonia e descompensação do diabetes melitus. Durante as visitas hospitalares matinais rotineiras você encontra o paciente sonolento e, nas duas últimas noites, você tem recebido telefonemas da enfermeira do turno da noite, relatando que o paciente apresentou agitação ao entardecer, não aceitando os medicamentos ou alimentos por via oral. Sobre o quadro acima, é correto afirmar, EXCETO:

A
É importante afastar hipoxemia, distúrbios hidroeletrolíticos e insuficiência coronariana como causa associadas ao fenômeno.
B
Trata-se de delirium, que também pode se manifestar com sintomas de hipoatividade, apatia, desatenção e alentecimento cognitivo.
C
É mais freqüente no paciente desnutrido, com déficit cognitivo ou etilista.
D
Uma estratégia adequada para o manejo do caso é orientar a contensão física do paciente e administrar sedativos benzodiazepínicos
E
Os sintomas causarão aumento da permanência hospitalar e maior risco de morte.
Assinale a alternativa correta em relação ao tratamento abortivo e preventivo da enxaqueca, respectivamente:
Qual o sintoma mais comum na doença hemorroidária interna?
R.F.P., 5 anos de idade, apresenta tumor cístico palpável na linha média do pescoço, móvel a deglutição e protusão da língua, há cerca de uma semana. Mãe nega febre ou quadro infeccioso prévio. Em relação à hipótese diagnóstica desse caso, assinale a alternativa correta.
Trombofilia é um estado adquirido ou hereditário, que altera os mecanismos normais de hemostasia, predispondo o indivíduo à ocorrência de trombose venosa ou arterial. Qual alternativa abaixo contém apenas exames que podem ser solicitados na investigação das trombofilias, na vigência da trombose ou em anticoagulação, sem sofrer interferência na acurácia dos resultados?
Compartilhar