Questões na prática

Psiquiatria

Você é responsável pelos cuidados clínicos prestados a homem de 80 anos, internado com pneumonia e descompensação do diabetes melitus. Durante as visitas hospitalares matinais rotineiras você encontra o paciente sonolento e, nas duas últimas noites, você tem recebido telefonemas da enfermeira do turno da noite, relatando que o paciente apresentou agitação ao entardecer, não aceitando os medicamentos ou alimentos por via oral. Sobre o quadro acima, é correto afirmar, EXCETO:

A
É importante afastar hipoxemia, distúrbios hidroeletrolíticos e insuficiência coronariana como causa associadas ao fenômeno.
B
Trata-se de delirium, que também pode se manifestar com sintomas de hipoatividade, apatia, desatenção e alentecimento cognitivo.
C
É mais freqüente no paciente desnutrido, com déficit cognitivo ou etilista.
D
Uma estratégia adequada para o manejo do caso é orientar a contensão física do paciente e administrar sedativos benzodiazepínicos
E
Os sintomas causarão aumento da permanência hospitalar e maior risco de morte.
Paciente de 23 anos, hígido, portador de hérnia inguinal direita, irá submeter-se a tratamento cirúrgico. Os exames que devem ser solicitados no pré-operatório são:
Paciente com quadro de colecistite litiásica e colangiografia peroperatória evidenciando cálculos em colédoco. Procedeu-se a coledocotomia com retirada dos cálculos e colocação de dreno de Kehr. Com relação ao dreno, a conduta no pós-operatório é:
Em relação à Hipertensão Arterial Sistêmica podemos afirmar que:
Em relação ao diagnóstico do aneurisma da aorta abdominal (AAA), analisar a alternativa CORRETA.
Compartilhar