Você é responsável pelos cuidados clínicos prestados a homem de 80 anos, internado com pneumonia e descompensação do diabetes melitus. Durante as visitas hospitalares matinais rotineiras você encontra o paciente sonolento e, nas duas últimas noites, você tem recebido telefonemas da enfermeira do turno da noite, relatando que o paciente apresentou agitação ao entardecer, não aceitando os medicamentos ou alimentos por via oral. Sobre o quadro acima, é correto afirmar, EXCETO:
A
É importante afastar hipoxemia, distúrbios hidroeletrolíticos e insuficiência coronariana como causa associadas ao fenômeno.
B
Trata-se de delirium, que também pode se manifestar com sintomas de hipoatividade, apatia, desatenção e alentecimento cognitivo.
C
É mais freqüente no paciente desnutrido, com déficit cognitivo ou etilista.
D
Uma estratégia adequada para o manejo do caso
é orientar a contensão física do paciente e administrar sedativos benzodiazepínicos
E
Os sintomas causarão aumento da permanência
hospitalar e maior risco de morte.
Outras questões
Paciente do sexo feminino, 15 anos, vem apresentando astenia, emagrecimento e quadro de úlceras recorrentes em cavidade oral, uveíte e úlceras genitais. O diagnóstico é:
Analise as afirmações abaixo listadas e assinale a alternativa CORRETA: I. A primeira opção terapêutica no tratamento medicamentoso das epilepsias primariamente generalizadas é o valproato de sódio ou divalproato de sódio. II. A carbamazepina pode causar diminuição dos níveis de carnitina livre no sono por inibição plasmalêmica de carnitina. III. Os espasmos infantis geralmente têm início entre 15 e 24 meses de vida e se caracterizam por contrações simétricas do pescoço, do tronco e das extremidades. IV. As crises parciais são responsáveis por uma grande proporção das crises infantis chegando até em 40% dos casos em algumas séries. V. A crise de ausência típica é caracterizada eletroencefalograficamente por descargas generalizadas e síncronas tipo complexo espícula-onda 3 ciclos/segundo.
A transposição das grandes artérias é uma cardiopatia congênita comum no período neonatal. Na evolução natural quase que a totalidade dos casos morre no primeiro ano de vida. A cirurgia de Jatene, descrita pelo Dr. Adib Jatene, em São Paulo, mudou radicalmente a evolução desses pacientes, transformando-as em crianças praticamente normais. Em que faixa etária essa cirurgia está mais bem indicada em um paciente com transposição simples das grandes artérias?
O Rio de Janeiro sediou, em março deste ano, o III Fórum de parceiros Stop Tuberculose. Em nosso país, o desafio atual no tratamento e controle da tuberculose está ligado à (ao):