Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Você está assistindo a um parto cirúrgico de emergência de uma primípara. A gestação foi complicada por hipertensão induzida pela gravidez. Durante o trabalho de parto, foram observadas importantes desacelerações variáveis da frequência cardíaca fetal. No parto, a criança nasceu com cianose de extremidades e choro fraco, com movimentos respiratórios espontâneos e frequência cardíaca normal. Assinale a alternativa que apresenta a conduta inicial mais adequada.

Durante uma colecistectomia laparoscópica eletiva, encontrou-se dificuldade durante as colocações iniciais dos trocartes. Durante a visualização da vesícula, o anestesista informa que a paciente está apresentando taquicardia (FC: 130/min) e queda da pressão arterial. Assinale a alternativa que apresenta a conduta CORRETA a ser realizada.
Paciente atendido no posto de saúde apresenta febre e calafrios, além de rubor, calor e edema de membros inferiores. Estes sinais sugerem quais das seguintes doenças :
Paciente masculino, 18 anos, com história de 2 dias de febre alta, cefaleia intensa, associada a sinais de irritação meníngea e liquor com 900 células, 90% de polimorfonucleares, 120 mg% de proteínas e 32 mg% de glicose. Qual o agente etiológico mais provavelmente responsável por esse quadro?
Em relação à violência sexual contra mulheres, marque a alternativa incorreta.
Compartilhar