Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Cirurgia Geral

Você está atendendo uma vítima de ferimento por arma de fogo no abdome três dedos abaixo do apêndice xifoide. Ele se encontra em choque hipovolêmico (PA 90/60 mmHg, FC 110 bpm), consciente, agitado com sede, numa ambulância que está há 10 minutos de um centro de trauma disponível e em condições plenas de atendimento. Qual das seguintes é a sua MELHOR conduta?

A
Faz dois acessos venosos calibrosos no local e inicia a infusão de solução cristalóide.
B
Drena o tórax, faz um acesso venoso calibroso e infunde solução salina hipertônica.
C
Faz um acesso venoso central, inicia a reposição volêmica com cristalóide.
D
Seda o paciente com midazolan e realiza um entubação orotraqueal em seqüência rápida.
E
Aquece o paciente, fornece oxigênio a 12 litros por minuto em máscara facial e desloca ao hospital.
A Embolia Pulmonar tem uma frequência que varia de 20 a 25 por 100.000 pacientes hospitalizados nos E.U.A. São causas de tromboembolia pulmonar, exceto:
Com relação às artrites reativas, assinale a afirmativa CORRETA:
Considere as seguintes pacientes na primeira consulta: I. Mulher de 56 anos com área densa palpável, mal delimitada, medindo cerca de 2,5 cm de diâmetro em quadrante súpero-lateral da mama esquerda. Nega antecedentes familiares para câncer de mama. II. Mulher de 26 anos com queixa de dor mamária bilateral cíclica uma semana antes da menstruação, mais intensa à esquerda. Nega antecedentes familiares para câncer de mama. Exame clínico das mamas considerado normal. III. Mulher de 49 anos, queixando-se de nódulos que aparecem e desaparecem nas mamas. Traz ultrassonografia de outro serviço evidenciando cinco cistos simples com menos de 1 cm de diâmetro dispersos em ambas as mamas, sem evidência de nódulos sólidos. Apresenta menstruações regulares. Refere que a mãe teve câncer de mama aos 57 anos. Próximo exame complementar mais apropriado a ser solicitado para as pacientes I, II e III, respectivamente, é:
Mulher de 31 anos queixa-se de que no período de 7 a 10 dias antes de menstruar apresenta labilidade afetiva e irritabilidade intensa, levando a conflitos familiares e profissionais. Refere também humor depressivo com sensação de desolação, ansiedade marcante e sensação constante de cansaço, além de edema mamário (leve) e mastalgia neste período, isso ocorre na maioria dos ciclos menstruais e melhora logo após o início do fluxo menstrual. Pode-se afirmar que:
Compartilhar