Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Cirurgia Geral

Você está atendendo uma vítima de ferimento por arma de fogo no abdome três dedos abaixo do apêndice xifoide. Ele se encontra em choque hipovolêmico (PA 90/60 mmHg, FC 110 bpm), consciente, agitado com sede, numa ambulância que está há 10 minutos de um centro de trauma disponível e em condições plenas de atendimento. Qual das seguintes é a sua MELHOR conduta?

A
Faz dois acessos venosos calibrosos no local e inicia a infusão de solução cristalóide.
B
Drena o tórax, faz um acesso venoso calibroso e infunde solução salina hipertônica.
C
Faz um acesso venoso central, inicia a reposição volêmica com cristalóide.
D
Seda o paciente com midazolan e realiza um entubação orotraqueal em seqüência rápida.
E
Aquece o paciente, fornece oxigênio a 12 litros por minuto em máscara facial e desloca ao hospital.
O tratamento paliativo para tratamento do câncer de próstata pode incluir:
Sobre o rastreamento de câncer de próstata, segundo o Ministério da Saúde do Brasil, é certo que
Paciente de 22 anos, com nódulo cervical lateral, medindo 3,5 × 2,4 cm, próximo ao ângulo da mandíbula direita, indolor, de consistência amolecida e limites precisos, fez biópsia por Punção Aspirativa com Agulha Fina ? PAAF, com achado de lesão cística, sem sinais de malignidade. Melhor conduta:
Um homem de 75 anos, com fibrilação atrial e sem claudicação intermitente prévia, apresentou dor de início súbito em membro inferior direito há 3 horas. A frequência cardíaca é 120 bpm e a PA: 180 × 90 mmHg. A extremidade inferior direita está fria e pálida, com déficits motor e sensitivo. O pulso femoral neste membro está ausente, sendo que no membro inferior esquerdo todos os pulsos estão presentes. Conduta inicial mais apropriada, após a administração de heparina sistêmica:
Compartilhar